Durou apenas um show a participação de Francis Dunnery no Asia featuring John Payne. O guitarrista, que também é frontman do It Bites, foi anunciado na versão do grupo liderada por Payne há apenas duas semanas, pouco antes de uma turnê pelos Estados Unidos, Japão e Reino Unido. No fim das contas, ele simplesmente não deu conta do recado.
Dunnery tocou pela primeira e última vez com a banda em New Paltz, estado de Nova York, no último sábado (2). Na terça (5), o músico anunciou sua saída do projeto e garantiu que não há nenhum sentimento ruim com os agora ex-colegas e nem com o líder da empreitada, o vocalista e baixista John Payne.
Nas palavras do próprio Francis (via Louder):
“Asia, o fim. Olá, pessoal. Só quero avisar que não vou fazer o resto da turnê do Asia. Então se você comprou ingressos para me ver, eu peço desculpas. John precisa de um guitarrista que pode ir e tocar todos os estilos e todos os sons que estão nos discos, e infelizmente, não é isso que eu faço. Há pessoas muito melhores para fazer isso do que eu. É impossível para mim me adaptar a esse papel, eu não tenho a personalidade ou o estilo de tocar para preencher o que ele precisa. E eu entendo totalmente, porque é isso que eu peço para minha banda fazer no It Bites.
Embora John e eu sejamos bons companheiros, temo não poder corresponder ao que ele precisa musicalmente, e ele não pode se dar ao luxo de carregar alguém que não está 100% a essa altura do campeonato. Eu amo o velho John. Ele é um cara bom. Não há absolutamente nenhum sentimento estranho ou ruim e eu desejo a ele e à banda todo o sucesso do mundo. Mas agora preciso fechar esse breve capítulo e voltar para minha vida louca. Estou mais confortável em minha vida louca. Haha. É o que eu faço de melhor. Devo continuar nisso e fazer a mim e a todos um favor.”
O próximo show agendado acontecerá no dia 12 de agosto, em Tomball, no estado americano do Texas. Até o momento, a banda não se pronunciou sobre a saída de Francis Dunnery ou seu substituto.
Junto do guitarrista, retornou o tecladista Ryo Okumoto. O baterista Aaron Olson completa a formação atual do grupo.
Asia featuring John Payne
Alguns músicos já ocuparam os vocais e baixo do Asia, mas as fases mais conhecidas da banda são com John Wetton, membro fundador da banda, e John Payne, que esteve na formação entre os anos de 1991 e 2006. Quando Payne deixou o grupo, formou sua própria versão dele, intitulado Asia featuring John Payne.
A banda comandada por Payne toca ao vivo material de sua fase com o Asia e também da fase John Wetton. Seu único trabalho de estúdio é um disco de covers, “Recollections: A Tribute to British Prog” (2014), e um EP, “Military Man” (2009).
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.
