...

O surpreendente guitarrista e banda favoritos de Yngwie Malmsteen, segundo baixista

Gary Shea, que tocou com o sueco no Alcatrazz, confirmou quais são seus artistas favoritos: "ninguém acerta"

Por mais que tenha tido certas referências, o guitarrista Yngwie Malmsteen alega que nenhum colega de instrumento o influenciou sonoramente. Suas maiores inspirações, segundo o próprio, vêm de violinistas clássicos. Ainda assim, é comum vê-lo expressar admiração por nomes como Allan Holdsworth, Ritchie Blackmore e Uli Jon Roth.

Mas, segundo Gary Shea, baixista que tocou com o sueco no Alcatrazz, seu guitarrista favorito na verdade era outro: Al Di Meola, conhecido por sua técnica virtuosa e por estilos como jazz fusion, que ganhou destaque tanto pelo grupo Return to Forever quanto pela extensa carreira solo de sucesso.  

- Advertisement -

Durante entrevista ao canal Booked on Rock transcrita pela Ultimate Guitar, Gary contou:

“O guitarrista favorito dele era o Al Di Meola. Quem diria? E eu falei: ‘você devia contar isso pras pessoas, é muito interessante’. Mas ele dizia: ‘ah não, cara, eu sempre falo que é Ritchie Blackmore, Uli Jon Roth’.” 

De qualquer forma, a escolha não é necessariamente uma novidade. À Guitar World no ano passado, Yngwie nomeou Al Di Meola como um de seus 11 guitarristas favoritos, sob a seguinte justificativa:

“Moro bem ao lado dele. Ele é outro músico que eu acho simplesmente f#d@. A forma como ele toca é inacreditável, disso não há dúvida. Nós dois claramente amamos o som do violão clássico de nylon.”

A banda favorita de Yngwie Malmsteen

Já em relação a bandas, Yngwie Malmsteen diz gostar de nomes progressivos como UK, Emerson, Lake & Palmer e Genesis. Sendo assim, não surpreende que o Kansas seja o seu grupo favorito, de acordo com Gary no mesmo bate-papo: 

“E qual é a banda favorita dele? Ninguém nunca acerta essa. A banda favorita dele era o Kansas. Ele contratou o produtor Jeff Glixman para fazer alguns discos do Yngwie no fim dos anos 80, começo dos 90. Ele gostava muito do Kansas.”

Anteriormente, o sueco também já havia mencionado o Kansas como importante para a sua vida profissional. À revista Prog, em 2019, contou:

“Quando eu já tinha uma carreira, conheci o Kansas. Meu baixista, no fim dos anos 70, tinha a música ‘Journey from Mariabronn’, e eu achei incrível. Aquilo realmente me pegou. Acabei fazendo uma versão de ‘Carry On Wayward Son’.”

Sobre o músico

Nascido em Hässelby-Vällingby, Suécia, Lars Johan Yngve Lannerbäck foi o pioneiro do estilo neoclássico, mesclando influências de música erudita ao hard/heavy em seu modo de tocar guitarra. Despontou na cena americana ao se juntar ao Steeler, que também revelou o vocalista Ron Keel.

Depois, se juntou ao Alcatrazz, banda do cantor Graham Bonnet após sua saída do Rainbow. A seguir, partiu para a carreira solo que o consagrou de vez como um dos principais instrumentistas de sua geração. Ainda gravou e excursionou com G3, Generation Axe, Hear ‘N Aid, Tone Norum, Saxon, Derek Sherinian e Human Clay, entre outros.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesO surpreendente guitarrista e banda favoritos de Yngwie Malmsteen, segundo baixista
Maria Eloisa Barbosa
Maria Eloisa Barbosahttps://igormiranda.com.br/
Maria Eloisa Barbosa é jornalista, 24 anos, formada pela Faculdade Cásper Líbero. Colabora com o site Keeping Track e trabalha como assistente de conteúdo na Rádio Alpha Fm, em São Paulo.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades