...

A melhor música do Oasis, segundo Pete Townshend

"Me sinto um pouco vulnerável falando sobre isso, mas essa canção me faz chorar", confessou guitarrista do The Who sobre faixa lançada em 1994

Pete Townshend é um fã do trabalho do Oasis. Por mais que aparentemente prefira a carreira solo dos irmãos Gallagher, o guitarrista do The Who admira a maneira como a banda traduz as emoções em suas músicas. Ao ponto de uma canção em específico do grupo o levar às lágrimas. 

Convidado pelo The Times a mencionar a sua faixa favorita do Oasis, o músico escolheu “Half the World Away”. E não só explicou por que a composição o comove, como também aproveitou para destacar o aspecto sensível por trás da discografia do grupo que, diante da atitude dos integrantes, parece quase esquecido.

- Advertisement -

Ele disse:

O que me cativou no Oasis foi a voz do Liam, não tanto a atitude. Demorei um tempo para me acostumar com a atitude e senti que o Noel era quem tinha mais atitude de verdade. O Liam costumava ir aos shows do The Who com a namorada e ele sempre era encantador. E apesar da música do Oasis dar a impressão de ser intimidadora e sem emoção, era na verdade carregada de emoção. As músicas foram inspiradas não apenas pelos Beatles, pelo The Who e pelos The Kinks, mas também transmitiam uma sensação de virem de um lugar completamente novo, diferente para mim. Me sinto um pouco vulnerável falando sobre isso agora, mas essa música me faz chorar. Eu a ouvi repetidas vezes porque sou muito fã da série ‘The Royle Family’ e ela me comove. Por trás de toda pose marrenta, há uma visão incrível da vida britânica comum que eles parecem captar.”

Lançada em 1994 como lado B de “Whatever”, “Half the World Away” ficou conhecida como tema da sitcom britânica “The Royle Family”, transmitida originalmente entre 1998 e 2000. Posteriormente, apareceu na coletânea “The Masterplan” (1998).

Noel Gallagher assinou a composição e assumiu os vocais na faixa, cuja letra expressa o desejo de deixar para trás uma vida estagnada em uma cidade entediante. A respeito da popularidade da canção, o guitarrista refletiu para o podcast “Matt Morgan’s Funny How?”

“Era um lado B. A série é que tornou essa música famosa de verdade, porque ela nunca tinha sido tocada ao vivo até bem depois dos anos 2000. Eles pediram especificamente por essa música. Eu não sei por quê. Eles devem ter me contado na época, mas ela não tem nenhuma ligação com a série. Eles pediram e eu disse ‘ok’.”

The Who e Oasis

Em 2019, Liam Gallagher abriu alguns shows da turnê “Moving On!” do The Who na América do Norte. Já Noel Gallagher tocou antes do grupo no Royal Albert Hall em Londres, na Inglaterra, em março de 2017.

Durante entrevista à Rolling Stone, resgatada pelo blog Oasis Interviews, Noel demonstrou identificação com Pete Townshend e elaborou sua visão sobre o colega. Ele disse:

“Pete Townshend é o único cara com quem eu consigo me identificar, porque ele escreveu todas as músicas, todas as letras e cantou backing vocals em sua banda. Ele as deu para outra pessoa cantar, é exatamente o que eu faço. E nós particularmente não nos damos bem com nossos vocalistas principais.”

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesA melhor música do Oasis, segundo Pete Townshend
Maria Eloisa Barbosa
Maria Eloisa Barbosahttps://igormiranda.com.br/
Maria Eloisa Barbosa é jornalista, 24 anos, formada pela Faculdade Cásper Líbero. Colabora com o site Keeping Track e trabalha como assistente de conteúdo na Rádio Alpha Fm, em São Paulo.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades