Após 27 anos, Matt Cameron surpreendeu os fãs ao anunciar sua saída do Pearl Jam. Em comunicado divulgado no último dia 7 de julho, o baterista descreveu a trajetória com a banda como “uma jornada incrível” e afirmou que “ainda há mais por vir”, sem, no entanto, revelar os motivos da decisão.
Desde então, o músico não compartilhou detalhes sobre seus próximos passos – o que fez crescer entre os fãs os rumores de uma possível aposentadoria da música.
Diante das especulações, o próprio Cameron manifestou-se nas redes sociais. Num story do Instagram publicado na última segunda-feira (14), o baterista colocou fim no rumor ao deixar claro:
“Obrigado pelas palavras gentis de apoio. E só para constar: ainda sou um músico ativo.”

Vale lembrar que, ao participar do podcast A Deeper Listen em janeiro, o artista refletiu a respeito do futuro e disse acreditar que não teria mais muitos anos “intensos de turnê”. Em contrapartida, como ama “tocar e gravar discos”, afirmou que isso não mudaria.
Reunião do Soundgarden?
Há quem acredite que o Soundgarden planeje uma reunião. No último mês de maio, o guitarrista Kim Thayil contou para a Rolling Stone que ainda existiam planos de finalizar o disco que estava em desenvolvimento antes da morte do saudoso vocalista Chris Cornell em maio de 2017:
“Nosso objetivo sempre foi concluir esse álbum. Provavelmente tenho TOC o suficiente para não querer deixar algo inacabado ou incompleto assim, então quanto mais pudermos cuidar da nossa obra e do nosso catálogo… acho que todos na banda pensam da mesma forma. Não quero cuidar apenas do que é meu, mas do trabalho coletivo e, nesse caso específico, do trabalho do Chris.”
Até mesmo a especulação de que Cameron integraria o Foo Fighters voltou à tona. Em março de 2023, o tabloide The Sun publicou que Dave Grohl e companhia consideravam o músico para o posto de baterista. À época, o próprio negou a informação, mas, agora que o FF demitiu Josh Freese e está sem nenhum substituto anunciado na vaga, a ideia — que não tem qualquer confirmação oficial — voltou a circular nas redes sociais.
Saída de Matt Cameron do Pearl Jam
Matt Cameron fazia parte do Pearl Jam desde 1998 e gravou os álbuns “Binaural” (2000), “Riot Act” (2002), “Pearl Jam” (2006), “Backspacer” (2009), “Lightning Bolt” (2013), “Gigaton” (2020) e “Dark Matter” (2024).
Ainda não se sabe quem será o substituto. O Pearl Jam tem apenas um show agendado: dia 26 de setembro, no Ohana Festival, nos Estados Unidos.
Leia o comunicado postado pelo músico de 62 anos sobre sua saída:
“Após 27 anos fantásticos, dei meus passos finais ao riser de bateria do grande Pearl Jam. Muito amor e respeito a Jeff, Ed, Mike e Stone por me convidarem para a banda em 1998 e por me darem a oportunidade de uma vida, preenchida com amizades, vocação artística, desafios e risadas. Serei eternamente grato à equipe e aos fãs de todo o mundo. Foi uma jornada incrível. Há mais por vir. Obrigado a todos do fundo do meu coração.”
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.
