...

Por que King Gizzard & the Lizard Wizard removeu suas músicas do Spotify

Banda comunicou decisão na última sexta (25) e juntou-se a outros artistas que fizeram o mesmo, em protesto contra CEO da plataforma

Recentemente, o King Gizzard & the Lizard Wizard removeu quase todo o seu catálogo do Spotify. Na última sexta-feira (25), a banda australiana comunicou a decisão e explicou o motivo: o envolvimento de Daniel Ek, CEO da plataforma, com a criticada empresa Helsing.

Como publicado pela TechCrunch em junho, o empresário investiu € 600 milhões (aproximadamente R$ 3,9 bilhões na cotação atual) na companhia de tecnologia sediada em Munique, na Alemanha, que produz drones, softwares e sistemas com o uso de inteligência artificial para fins militares. No site oficial, os envolvidos dizem que seu propósito é “proteger democracias de ameaças externas”. 

- Advertisement -

Diante da ideia por trás da Helsing e do apoio concedido pelo cofundador do Spotify, nomes como Xiu Xiu, Deerhoof e Hugh F retiraram seus trabalhos do streaming. Quem também teve a mesma atitude foi o King Gizzard & the Lizard Wizard, que destacou em uma pequena nota compartilhada nos Stories do Instagram: 

“Um alerta para quem não sabe: o CEO do Spotify, Daniel Ek, investe milhões em tecnologia de drones militares com IA. Acabamos de remover nossa música da plataforma. Será que conseguimos pressionar esses vilões da tecnologia a melhorarem? Juntem-se a nós em outra plataforma.”

No Brasil, aparecem disponíveis somente os discos de estúdio “Paper Mâché Dream Balloon” (2015) e “Nonagon Infinity” (2016) e o álbum ao vivo “Live in San Francisco ’16” (2020). Internacionalmente, segundo a Consequence, só é possível ouvir o EP “Slumber Party” (2022), feito em colaboração com o Tropical Fuck Storm, que também pode ser cortado. 

Sobre o King Gizzard & the Lizard Wizard

Fundado em 2010 na cidade de Melbourne, o King Gizzard & the Lizard Wizard se destaca por englobar diferentes sonoridades do amplo mundo do rock em suas músicas. Em diferentes composições, a banda vai do pop psicodélico ao heavy metal tradicional, passando por quase tudo que há entre os extremos.

A formação se mantém a mesma desde 2011, com todos os músicos atuando como multi-instrumentistas. São eles: Stu Mackenzie, Ambrose Kenny-Smith, Joey Walker, Cook Craig, Lucas Harwood e Michael “Cavs” Cavanagh. Tendo participado da primeira década das atividades, Eric Moore foi o único que saiu até o momento.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioNotíciasPor que King Gizzard & the Lizard Wizard removeu suas músicas do...
Maria Eloisa Barbosa
Maria Eloisa Barbosahttps://igormiranda.com.br/
Maria Eloisa Barbosa é jornalista, 24 anos, formada pela Faculdade Cásper Líbero. Colabora com o site Keeping Track e trabalha como assistente de conteúdo na Rádio Alpha Fm, em São Paulo.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades