Depois do disco “The Power to Believe”, lançado em 2003, o King Crimson não disponibilizou nenhum álbum de estúdio. Não só, como, nos últimos anos, a banda praticamente encerrou as atividades.
Desde dezembro de 2021, os músicos não realizam apresentações ao vivo. Líder do grupo, o guitarrista Robert Fripp chegou a confirmar à Rolling Stone em julho de 2022 que não havia “mais nenhum plano para a banda” e que uma turnê só aconteceria se fosse para “evitar a Terceira Guerra Mundial”. Tony Levin, baixista, também deu como concluída a trajetória ao Metrograph.
Contudo, ao que parece, as coisas mudaram. Quem garante é o vocalista e guitarrista Jakko Jakszyk.
Conversando com a Goldmine Magazine, o integrante revelou que o King Crimson trabalha em um novo álbum — como mencionado, o primeiro em mais de duas décadas. Segundo o artista, não há previsão de lançamento, já que o grupo está gravando “aos poucos”, nem ao menos um formato definido. Porém, o processo, ao menos, está em andamento.
Ele afirmou:
“Estamos trabalhando em um álbum de estúdio do King Crimson. Quando vai ser lançado, em que formato ou como, não sei dizer porque foge do meu controle. Mas sim, estamos fazendo o disco aos poucos. Alguns meses atrás, a nossa equipe de gestão perguntou [se podíamos fazer um novo disco]. Então, sim, estamos gravando com a intenção de que saia em algum formato, em algum momento. Mas quem sabe quando?”
E não para por aí. Lançado pelo grupo Jakszyk, Fripp and Collins com membros do King Crimson, o disco “A Scarcity of Miracles” (2011) ganhará um relançamento em breve, segundo Jakko. Além disso, o grupo pretende disponibilizar materiais gravados ao vivo.
“Além disso, tem um álbum que gravei com o Robert antes de entrar para o Crimson, chamado ‘A Scarcity of Miracles’. Está para sair uma versão com muito conteúdo extra. Também há planos futuros de lançar filmagens ao vivo de nós tocando em vários lugares.”
De volta às turnês?
Quanto à ideia do King Crimson retornar à estrada, o cantor deixa a possibilidade em aberto. Em suas palavras, o maior impedimento é a saúde de Robert, que sofreu um ataque cardíaco em maio e passou por duas cirurgias de emergência:
“Se isso vai significar que voltaremos a tocar ao vivo, eu não sei — ainda mais depois da doença recente do Robert.”
O novo álbum do King Crimson
Ao que parece, o King Crimson tem focado no seu próximo álbum de estúdio há alguns meses. Em outubro do ano passado, Jakko Jakszyk já havia revelado em entrevista ao site The Strange Brew que vinha gravando material – o que incluía canções apenas apresentadas ao vivo desde a reformulação do grupo em 2013
“Estamos gravando versões de estúdio de todo o material novo do Crimson. Isso significa que vai haver um novo álbum do King Crimson? Quem sabe? Essas faixas podem ser lançadas aos poucos, podem sair como um álbum ou talvez nem sejam lançadas. Isso não depende de mim, mas pelo menos as gravamos. Algumas delas nós tocamos ao vivo. São três ou quatro faixas que eu compus com o Robert, além de algumas faixas instrumentais compostas por ele. Quem sabe?”
O cantor não citou quais faixas devem ganhar versões de estúdio. Todavia, canções como “Devil Dogs of Tessellation Row” e “Suitable Grounds for the Blues” permanecem apenas com lives divulgadas.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.
