...

O balde de água fria jogado após anúncio de álbum do King Crimson

Vocalista Jakko Jakszyk chegou a dizer que a banda trabalhava em seu primeiro álbum de inéditas em mais de duas décadas, mas empresário corrigiu a informação

Jakko Jakszyk trouxe recentemente esperanças para os fãs do King Crimson. Ao longo dos últimos meses, o vocalista mencionou em entrevistas que a banda — basicamente inativa desde dezembro de 2021 e sem lançar nenhum disco inédito desde “The Power to Believe” (2003) — trabalhava “aos poucos” num novo álbum

Diante da repercussão das declarações, o empresário do grupo resolveu esclarecer a real situação e deu um balde de água fria no público. Segundo David Singleton, é “precoce” afirmar que haja um novo material em produção.

- Advertisement -

Numa nota divulgada no site da gravadora Discipline Global Mobile (fundada por Robert Fripp), o profissional confirmou que, de fato, a formação mais recente do King Crimson esteve em estúdio. Com a intenção de criar “um som totalmente novo”, os três bateristas Pat Mastelotto, Gavin Harrison e Jeremy Stacey realizaram algumas gravações.  

Contudo, isso não significa necessariamente um vindouro projeto. No momento, o “resultado é incerto”, como destaca o texto, que traz uma frase do saudoso baterista Bill Rieflin: 

“Ao falar sobre um possível álbum de estúdio da última formação do King Crimson, Bill Rieflin fez uma ótima pergunta: ‘por que gravar um álbum de estúdio? Já existem ótimas gravações ao vivo de todas as novas músicas’.

Uma possível resposta seria: criar um álbum com um som totalmente novo, liderado pelos três bateristas. Eles já gravaram suas partes em estúdio – separadamente, de forma que haja uma separação perfeita entre elas.

Isso pode ser o início de um novo projeto. Se vai virar um álbum, se será lançado ou se vai tomar outra forma, ainda não se sabe. Assim como qualquer processo criativo, o resultado é incerto.

Então sim, houve gravações. Mas empolgar-se com um possível novo álbum, como muita gente tem feito, é algo precoce. Estão colocando a carroça na frente dos bois.”

O novo material do King Crimson

Conversando com a Goldmine Magazine no início de julho, Jakko Jakszyk havia revelado que o King Crimson trabalhava em um novo álbum — o primeiro em mais de duas décadas. De acordo com o artista, não há previsão de lançamento, já que o grupo está gravando “aos poucos”, nem ao menos um formato definido. Ele afirmou:

“Estamos trabalhando em um álbum de estúdio do King Crimson. Quando vai ser lançado, em que formato ou como, não sei dizer porque foge do meu controle. Mas sim, estamos fazendo o disco aos poucos. Alguns meses atrás, a nossa equipe de gestão perguntou [se podíamos fazer um novo disco]. Então, sim, estamos gravando com a intenção de que saia em algum formato, em algum momento. Mas quem sabe quando?”

Em outubro do ano passado, o artista já havia contado em entrevista ao site The Strange Brew que vinha gravando material – o que incluía canções apenas apresentadas ao vivo desde a reformulação do grupo em 2013

“Estamos gravando versões de estúdio de todo o material novo do Crimson. Isso significa que vai haver um novo álbum do King Crimson? Quem sabe? Essas faixas podem ser lançadas aos poucos, podem sair como um álbum ou talvez nem sejam lançadas. Isso não depende de mim, mas pelo menos as gravamos. Algumas delas nós tocamos ao vivo. São três ou quatro faixas que eu compus com o Robert, além de algumas faixas instrumentais compostas por ele. Quem sabe?”

O cantor não citou quais faixas devem ganhar versões de estúdio. Todavia, canções como “Devil Dogs of Tessellation Row”“Suitable Grounds for the Blues” permanecem apenas com lives divulgadas.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioNotíciasO balde de água fria jogado após anúncio de álbum do King...
Maria Eloisa Barbosa
Maria Eloisa Barbosahttps://igormiranda.com.br/
Maria Eloisa Barbosa é jornalista, 24 anos, formada pela Faculdade Cásper Líbero. Colabora com o site Keeping Track e trabalha como assistente de conteúdo na Rádio Alpha Fm, em São Paulo.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades