...

Por que Izzy Stradlin era o coração do Guns N’ Roses, segundo ex-empresário

Guitarrista era peça fundamental na formação original do grupo, seja por aspectos musicais ou poder de decisão

Axl Rose, Slash e Duff McKagan são os primeiros músicos que surgem à mente quando se fala em Guns N’ Roses. No entanto, havia outro integrante da formação inicial que segundo o ex-empresário da banda, Alan Niven, representava o verdadeiro coração do grupo em seus primórdios: o guitarrista Izzy Stradlin.

Em trecho do livro de Niven, publicado pela Classic Rock, o manager não poupa elogios a Stradlin, que saiu do grupo em 1991. Alan compara o músico a nomes como Keith Richards e Ronnie Wood (ambos Rolling Stones) e ressalta suas qualidades como músico.

- Advertisement -

Ele disse:

“Ele tocava suas partes rítmicas com um desleixo perfeito, sabendo exatamente onde ele deveria deixar um espaço e sincopar o groove. Tenho uma foto na minha parede de Izzy tocando com Keef (Keith Richards) e Ronnie Wood. Eles não apenas tocam como família, eles parecem família. Imagine os Stones sem Keef. Não dá. Imagine o Guns sem Izzy.”

Niven também elogia a personalidade de Izzy, mais introvertida e séria que a dos colegas de banda. Para o ex-empresário, o guitarrista era o coração do grupo:

“Era a p*rra da banda de Izzy. Izzy era o único que eu podia contar com confiança sobre uma posição em uma decisão – o ponto de vista dele era sempre incontestável e funcionava melhor para o grupo inteiro. Ele os colocava no chão com sua postura impecavelmente rock’n’roll, habitualmente mantida em seu jeito de tocar e compor. Izzy providenciou o coração fresco para a alma quente do Guns N’ Roses.”

Izzy Stradlin pós-Guns N’ Roses

Izzy Stradlin deixou o Guns N’ Roses em 1991 após ficar sóbrio e se desentender com os outros membros — especialmente Axl Rose —, além de não suportar mais as extensas turnês. Logo em seguida formou o Izzy Stradlin and the Ju Ju Hounds, antes de sair definitivamente em carreira solo. Lançou onze álbuns solo, o mais recente em 2010.

Houve uma curta reunião em 1993, quando Stradlin fez alguns shows no lugar de seu substituto, Gilby Clarke, lesionado. No início dos anos 2000, foi convidado por Slash e Duff McKagan para se juntar ao Velvet Revolver. O músico colaborou de início, mas recusou permanecer.

Mais tarde, reconectou-se com Axl Rose e realizou uma curta sequência de shows com o GNR. Quando a banda entrou para o Rock and Roll Hall of Fame, em 2012, Izzy tentou orquestrar uma reunião da formação original, o que deu errado. O artista não apareceu na cerimônia, mas foi homenageado e ainda fez mais alguns shows pontuais com sua antiga banda depois disso.

Os retornos parciais

Para a surpresa geral, Slash e Duff McKagan retornaram ao Guns N’ Roses em 2016. Não à toa, a turnê de reunião foi chamada “Not in This Lifetime” (“Não nessa vida”), uma resposta que Axl havia dado em 2012 a respeito da possibilidade.

Izzy Stradlin não voltou. Pela rede social Twitter (hoje X), em 2016, o guitarrista explicou os motivos para ter ficado de fora após Axl Rose ter dito, em entrevista ao programa da TV Globo “Fantástico”, que ele não participou porque é imprevisível.

Rose disse: “Você fala com ele (Izzy), acha que as coisas estão caminhando para um lado, mas caminham para outro, não dá para fazer nenhuma previsão com ele”. Stradlin, então, rebateu: “Besteira. Eles não quiseram dividir o dinheiro em partes iguais. Simples assim. Seguindo em frente”.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesPor que Izzy Stradlin era o coração do Guns N’ Roses, segundo...
André Luiz Fernandes
André Luiz Fernandes
André Luiz Fernandes é jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Interessado em música desde a infância, teve um blog sobre discos de hard rock/metal antes da graduação e é considerado o melhor baixista do prédio onde mora. Tem passagens por Ei Nerd e Estadão.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades