A demissão, recontratação e nova dispensa de Zak Starkey do The Who ainda está dando o que falar. O baterista garantiu ter o apoio de seu pai, Ringo Starr, que até mesmo fez uma referência negativa ao vocalista Roger Daltrey.
Segundo relatado por Zak à Rolling Stone, Ringo se referiu ao frontman do The Who como “pequeno homem”, provavelmente citando a baixa estatura do cantor. De qualquer forma, o filho ficou feliz pelo suporte.
Starkey disse:
“Estou muito orgulhoso por ele [Ringo] ter me apoiado. Ele disse: ‘eu nunca gostei da forma como aquele pequeno homem comanda aquela banda’.”
Zak já havia comentado sobre o apoio de Starr em entrevista ao The Sun. O baterista afirma que o Beatle assistiu ao vídeo da apresentação do The Who que gerou a demissão, onde o filho supostamente cometeu erros. A reação não foi muito diferente do esperado de um pai defendendo a prole – algo que o agora ex-colega de Daltrey reconhece:
“Conversei com meu pai sobre isso, ele assistiu e me defendeu. Mas ele é meu pai, né? Ele não ficou feliz. Ele viu o show e disse tipo: ‘mas que p***a é essa?’. Ele não achou que tivesse nada ali que justificasse uma demissão. A não ser o preço do ingresso.”
A banda mais louca que já existiu
Sobre The Who em si, Zak Starkey diz que não há sentimentos ruins, mas ao mesmo tempo, declara que Roger Daltrey e o guitarrista Pete Townshend são “viciados em atrito”. O baterista também se referiu aos agora ex-chefes como “insanos pra c*ralho” e declarou:
“Não culpo ninguém. Não guardo nenhum rancor. É o The Who. Já aconteceram m*rdas mais estranhas do que essa. Já ouvi eles dizerem m*rdas mais estranhas do que isso. É o The Who – a banda mais louca que já existiu.”
Mesmo com todas as declarações e situações tensas, Starkey não descarta totalmente uma colaboração futura – e aparentemente, nem mesmo o próprio The Who desconsidera a possibilidade. Ao The Sun, o filho de Ringo disse:
“Falei com o Roger na semana passada e ele disse: ‘não tire a bateria do depósito ainda, vai que a gente precise de você’. Não tem mágoa, é só música.”
Zak Starkey demitido do The Who
Zak Starkey acabou demitido do The Who após quase três décadas. Em abril, o baterista havia sido desligado, mas acabou recontratado poucos dias depois que a notícia veio a público. Então, no dia 18 de maio, o grupo confirmou que o músico estava novamente fora, sendo substituído por Scott Devours.
De início, circulava o boato de que a saída do artista teria ocorrido por causa de um desempenho aquém do esperado nas apresentações realizadas no Royal Albert Hall, em Londres, na Inglaterra, no fim de março. Segundo uma fonte ao The Mirror, a situação nos bastidores teria sido “um pouco tensa, para dizer o mínimo”.
Um vídeo da performance de “The Song is Over” mostrava o vocalista Roger Daltrey irritado por não conseguir ouvir o tom em seu retorno por causa da bateria. Posteriormente, uma nota assinada pelo guitarrista Pete Townshend destacou que “Zak cometeu alguns erros” na ocasião e “pediu desculpas”. De nada adiantou: sua dispensa definitiva veio dias depois.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.
