...

A emotiva despedida de Paul McCartney a Brian Wilson

Beatle classifica hit dos Beach Boys como "maior canção já composta" e se emocionou ao cantá-la com seu criador

A morte de Brian Wilson causou grande comoção no meio musical e provocou reação até de Paul McCartney. O músco dos Beatles tinha o integrante dos Beach Boys como uma de suas grandes inspirações, além de ter mantido uma rivalidade sadia com o colega americano ainda nos anos 1960.

Em seu perfil no Instagram, Macca escreveu uma mensagem em homenagem a Wilson. O artista também publicou uma foto de Brian mais jovem, feita por Linda McCartney, além de outras duas, onde aparece junto dele.

- Advertisement -

Na legenda, fez citação a um dos grandes hits dos Beach Boys:

“Brian tinha aquele senso misterioso de gênio musical que fez suas canções tão dolorosamente especiais. As notas que ele ouvia em sua cabeça e passava para nós eram simples e brilhantes ao mesmo tempo. Eu o amava e tive o privilégio de estar próximo de sua luz brilhante por um curto tempo. Como vamos continuar sem Brian Wilson, ‘Só Deus Sabe’ (‘God Only Knows’).”

A canção citada por McCartney, “God Only Knows”, é um dos maiores sucessos de Brian Wilson e dos Beach Boys, presente no álbum “Pet Sounds” (1966). Em mais de uma ocasião, Paul já afirmou se trata da “maior música já composta”, como fez em 2007, falando para a BBC Radio 1 (via Consequence):

“É uma das poucas canções que me levam às lágrimas toda vez que eu a ouço. É apenas uma canção de amor, mas é feita de forma tão brilhante. Mostra a genialidade de Brian.”

Paul e Brian chegaram a executar “God Only Knows” ao vivo durante um evento beneficente ocorrido em Los Angeles, em 2002. O próprio McCartney admitiu que desabou em lágrimas na passagem de som, emocionado pela música e pela presença de Wilson.

Há apenas um registro em áudio da ocasião, além de algumas fotos, que podem ser conferidos no vídeo abaixo:

Paul McCartney e Brian Wilson

Ao lado do também lendário James Jamerson, Brian Wilson era citado por Paul McCartney como sua maior influência no baixo. O Beatle reafirmou isso em entrevista ao Music Radar, em 2022:

“Quando os Beatles começaram, eu tinha um pouco de conhecimento, mas era muito amador. Comecei a ouvir outros baixistas. Motown… James Jamerson virou meu herói, de verdade. Eu não sabia o nome dele até pouco tempo atrás. Ele e Brian Wilson foram minhas maiores influências. James Jamerson por ser tão bom e tão melódico, Brian porque ele ia para caminhos menos usuais.”

Ainda sobre Wilson, McCartney detalhou os “caminhos menos usuais” que o saudoso músico trilhava nas quatro cordas. Para o inglês, Brian conseguia comandar o som dos Beach Boys através dessas escolhas:

“Se estavam tocando em Dó, Brian ficava muitas vezes em Sol, só para segurar o todo. Fazia perceber o poder que um baixista tem na banda. A banda toda pode estar em Lá, você fica em Mi, e na verdade é você quem está os controlando.”

A respeito da rivalidade, Paul também comentou em 2012, em entrevista ao The Ronnie Wood Show, onde conversou com o guitarrista dos Rolling Stones. McCartney chegou a colocar Brian Wilson no mesmo patamar de John Lennon, seu eterno amigo e “rival” dentro dos Beatles:

“Brian Wilson meio que se provou como um compositor realmente impressionante. Eu estava interessado em acordes e harmonias, e coisas assim naquela época, e acabamos meio que em uma rivalidade. Nós lançávamos uma música e Brian ouvia, e então ele fazia uma. O que é legal – era como eu e John. Sabe, vocês meio que tentam superar um ao outro a cada vez.”

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioNotíciasA emotiva despedida de Paul McCartney a Brian Wilson
André Luiz Fernandes
André Luiz Fernandes
André Luiz Fernandes é jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Interessado em música desde a infância, teve um blog sobre discos de hard rock/metal antes da graduação e é considerado o melhor baixista do prédio onde mora. Tem passagens por Ei Nerd e Estadão.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades