Uma das brigas mais famosas da história do metal se deu no Ozzfest 2005, entre uma furiosa Sharon Osbourne e o Iron Maiden – mais precisamente o vocalista Bruce Dickinson. Passados exatos 20 anos da treta que envolveu atirar ovos e latas de feijão em direção a Dickinson e boicote ao som do Maiden, a esposa e empresária de Ozzy Osbourne revelou o que o próprio Madman pensa de tudo isso.
Em entrevista à Metal Hammer, publicada semanas antes do festival de despedida do Black Sabbath, a manager foi convidada a relembrar o desentendimento com o Iron Maiden. Pelas palavras da matriarca dos Osbourne, o “ranço” ainda continua em relação a Bruce, ao menos de sua parte.
Ela explica:
“Eu amo o Iron Maiden, é só o cantor [que não gosto] porque ele foi tão horrivelmente desrespeitoso. Mas se você vai receber dinheiro de Ozzy, tocar antes dele todas as noites de um festival e falar mal dele para o público, você tem que pagar. Então eu fiz com que ele fosse bombardeado com latas de feijão que estavam abertas e cortei o som dele.”
Antes na entrevista, Sharon havia citado — sem dar nomes — uma atração que chegou a ser retirada por ela do show de despedida do Black Sabbath. Perguntada se era o Maiden, a empresária negou e ainda aproveitou para revelar qual foi a reação de Ozzy diante de toda a treta no Ozzfest de 2005:
“Oh Deus, não. Ozzy tem apenas respeito pelos caras do Maiden. E ele nem sabia o que Bruce estava fazendo. Eu nunca contei para ele, até a noite em que aquilo aconteceu, que era o último show, e ele só olhou para mim e disse: ‘você é terrível’.”
O que aconteceu entre Sharon Osbourne e o Iron Maiden?
Em sua edição de 2005, o festival itinerante Ozzfest reuniu Black Sabbath e Iron Maiden, entre outras bandas, em uma turnê pela América do Norte. O problema começou logo no início da excursão, quando Bruce Dickinson resolveu falar sobre como não precisava de reality shows para ter chegado onde estava – clara referência a “The Osbournes”, programa que trouxe uma nova onda de sucesso a Ozzy Osbourne, além de colocar sua família sob os holofotes.
Sharon ouviu tudo calada até o dia 20 de agosto de 2005. Na data em questão, o festival itinerante passaria por San Bernardino, Califórnia. Desde o começo do show da Donzela de Ferro, problemas no som foram facilmente perceptíveis. Cortes, entradas de pistas pré-gravadas e afins impediam o sexteto de oferecer seu melhor. Também houve espaço para invasões de palco.
Mas o que mais repercutiu foi o arremesso de dúzias de ovos nos músicos – além dos feijões citados. A ação foi coordenada pela empresária com conhecidos. Ao final do dantesco espetáculo, Sharon Osbourne subiu ao palco e tentou se explicar. Agradeceu ao Iron Maiden, mas direcionou insultos a Dickinson. As vaias da plateia impediram que o pronunciamento continuasse.
Desde então, os caminhos do Iron Maiden e dos Osbournes nunca mais se cruzaram. A típica situação onde todo mundo está errado e possui alguma parcela de responsabilidade. Uns por falarem mais do que deveriam. Outros por premeditar um papelão bizarro quando o mais correto seria usar a eficiente e antiga carta da demissão sumária.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.

Existe algum video deste show?