...

Os guitarristas que inspiraram Michael J. Fox em cena de “De Volta Para o Futuro”

Responsável por interpretar o personagem Marty McFly, ator queria fazer referência aos seus músicos favoritos enquanto tocava “Johnny B. Goode”

Uma das cenas mais icônicas de De Volta para o Futuro (1985) acontece no clímax do filme. Durante o baile da escola, o personagem Marty McFly, vivido por Michael J. Fox, sobe ao palco e toca “Johnny B. Goode” — clássico de Chuck Berry —, colocando todo mundo para dançar com sua performance enérgica na guitarra.

Para gravar o momento em específico, o ator fez aulas no instrumento e prometeu para o diretor Robert Zemeckis que, de fato, o tocaria para as câmeras. Conversando com a Empire em 2020, ele relembrou a preparação:

- Advertisement -

“Quando eu fiz a cena de ‘Johnny B. Goode’, eu tinha um ótimo professor de guitarra que me ensinou a tocar, um cara chamado Paul Hanson. Eu disse pro Bob [Zemeckis]: ‘Quando eu fizer essa cena, eu vou tocar guitarra, então você pode sincronizar os movimentos dos meus dedos. Fique à vontade pra cortar pras minhas mãos quando quiser’. Dito isso, isso me colocou uma pressão para acertar tudo.”

Sendo assim, Michael resolveu buscar inspiração em grandes guitarristas da história. Como compartilhado pela Guitar World, o artista contou que nomes como Jimi Hendrix, Pete Townshend e Eddie Van Halen estiveram entre as suas maiores referências para a ocasião:

“A guitarra sempre foi uma parte importante da minha vida. Quando conversamos sobre a cena, eu me sentei com o diretor de fotografia e o coreógrafo e disse: ‘quero fazer referência aos meus guitarristas favoritos, como tocar atrás da cabeça como o Jimi Hendrix, fazer o movimento de moinho do Pete Townshend e aquele tapping do Eddie Van Halen’. Foi muito legal que eles toparam e a gente colocou tudo isso na cena.”

O próprio Chuck Berry também serviu de modelo, como já tinha destacado para a Empire:

“Eu queria mesmo era incorporar todas as características, maneirismos e peculiaridades dos meus guitarristas favoritos, como o movimento de moinho do Pete Townshend, tocar atrás da cabeça como o Jimi Hendrix e a dança duck walk do Chuck Berry. E a gente encaixou tudo isso na cena.”

Michael J. Fox e a paixão pelo instrumento

Posteriormente, a paixão do ator pelo instrumento de seis cordas continuou. Tanto que, recentemente, em junho de 2024, tocou ao lado do Coldplay no festival Glastonbury. Ao The Collection (via Billboard), Michael explicou que a guitarra sempre esteve presente em sua vida, antes mesmo da atuação: 

“Eu só queria ser um guitarrista de rock’n’roll. Era só isso que eu queria fazer. Acabei virando ator em vez de guitarrista… O rock’n’roll sempre foi uma paixão pra mim, especialmente a guitarra.”

“De Volta para o Futuro” e a guitarra perdida

A guitarra vermelha tocada por Michael J. Fox em “De Volta para o Futuro” está desaparecida. Sendo assim, a Gibson se juntou a pessoas associadas ao filme para mudar isso através da iniciativa “Lost to the Future”.

O instrumento em questão é uma Gibson ES-345, originalmente alugada da loja Norman’s Rare Guitars, localizada em Los Angeles. Entretanto, quando a produção do longa-metragem contatou o dono, Norman Harris, para usar o instrumento na sequência, “De Volta Para o Futuro – Parte 2”, ele não estava mais em sua posse — e nunca foi encontrada novamente.

Em publicação no Instagram, o diretor de Brand Experience da Gibson, Mark Agnesi, escreveu:

“Eu comecei a tocar guitarra por causa de Michael J. Fox e essa cena de ‘De Volta Para o Futuro’. Comecei a procurar por essa ES-345 1961 vermelho-cereja desde 2009, no meu primeiro dia trabalhando na loja Norman’s Rare Guitars. Após 16 anos de procura, hoje peço a vocês por sua ajuda.”

O post é acompanhado de um vídeo no qual Michael J. FoxChristopher LloydLea Thompson e Harry Waters Jr., integrantes do elenco de “De Volta Para o Futuro”, contam a história do instrumento e explicam a campanha. Ao fim, são interrompidos por Huey Lewis, que cantou a música-tema do filme.

A companhia americana estabeleceu um site e uma linha telefônica especial (+1-855-345-1955) para receber dicas sobre o paradeiro da guitarra. Existe uma contagem regressiva também que dura até 21 de outubro, data na qual Marty McFly retorna ao passado em 1955.

Confira abaixo o vídeo de anúncio da campanha.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesOs guitarristas que inspiraram Michael J. Fox em cena de “De Volta...
Maria Eloisa Barbosa
Maria Eloisa Barbosahttps://igormiranda.com.br/
Maria Eloisa Barbosa é jornalista, 24 anos, formada pela Faculdade Cásper Líbero. Colabora com o site Keeping Track e trabalha como assistente de conteúdo na Rádio Alpha Fm, em São Paulo.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades