...

Por que John Frusciante caiu fora de teste para banda de Frank Zappa

Mesmo sendo um grande fã do artista, guitarrista do Red Hot Chili Peppers desistiu da audição de última hora: "fui embora"

Antes de entrar para o Red Hot Chili Peppers, John Frusciante quase realizou um teste para outra grande banda. Aos 17 anos de idade, em 1987, o guitarrista conseguiu a oportunidade de fazer uma audição para o grupo de Frank Zappa. Porém, ele desistiu de última hora — mesmo sendo um grande fã. 

Conversando em 2004 com a revista Mojo (via Louder), o músico explicou que um fator em específico motivou a decisão: o desejo de virar uma verdadeira estrela do rock. Como o guitarrista queria usar drogas e sair com várias mulheres, a vaga não atendia às suas expectativas, já que o possível chefe era contra substâncias ilícitas.

- Advertisement -

Além disso, segundo suas próprias palavras, Zappa não parecia uma pessoa muito fácil de conviver à época. Assim, achou melhor deixar a ideia de lado, como contou:

“Não sei se é algo legal de se publicar, mas ele estava muito mal-humorado. Observei a forma como ele tratava as pessoas, ignorando todo mundo. Naquela época, eu usava cocaína — era uma fase da minha vida que eu realmente curtia — e eu sabia qual era a opinião dele sobre isso. Então fiquei pensando: ‘você quer ser uma estrela do rock, compor suas próprias músicas, chamar atenção das garotas e todo o resto ou quer estar numa banda careta, onde drogas não são permitidas e provavelmente nem vai ter muita garota nos shows?’. Aí pensei: ‘não’ e fui embora.”

De qualquer forma, o saudoso Zappa continuou uma grande influência para o membro do RHCP. Como destacado anteriormente, ele se inspirou no ídolo para a criação de “Throw Away Your Television”, faixa do álbum By the Way (2002). Também escreveu uma nota especial no encarte do disco “The Dub Room Special” (2007), trilha sonora do filme de mesmo nome, na qual destacou a relação com a obra do artista.

Um trecho dizia:

“Quando eu tinha 14 anos, tomei a decisão de que iria encontrar e comprar todos os discos do Frank Zappa. Em 1984, isso demandava um certo esforço, já que todos os álbuns dele dos anos 60 e 70 estavam fora de catálogo. Eu pegava ônibus por toda Los Angeles em busca desses discos – e cada um deles teve um impacto enorme e poderoso em mim. […] Em seus 30 anos de carreira, é bem possível que ele tenha tocado mais solos fantásticos do que qualquer outra pessoa. Ao contrário de muitos guitarristas, cada solo que ele tocava, em cada noite da turnê, era inédito. Ele não se repetia. […] Me sinto honrado e privilegiado por ter tido a oportunidade de escrever essa nota e compartilhar o grande amor que tenho, e sempre terei, pela maravilhosa música que Frank Zappa nos deu.”

Sobre John Frusciante

Nascido em Nova York, John Anthony Frusciante se mudou com a mãe para Los Angeles e começou a participar da cena Punk local ainda na infância. Fez as primeiras gravações aos 14 anos, quando já tinha uma boa capacidade técnica como guitarrista.

Conheceu o Red Hot Chili Peppers e se aproximou da banda na juventude. Tornou-se membro pela primeira vez em 1988. Em suas três passagens já gravou sete álbuns. Os mais recentes, “Unlimited Love” e “Return of the Dream Canteen”, saíram ano passado. O primeiro chegou ao topo da parada americana.

Em sua carreira solo, já disponibilizou 13 discos e 7 EPs, realizando um trabalho mais experimental, com influências de ambient music e new wave. Também registrou parcerias como o Ataxia, com Josh Klinghoffer e Joe Lally, além do Trickfinger, pseudônimo que utilizou para um projeto eletrônico. Entre participações em estúdio, ao vivo e produções, colaborou com Glenn Hughes, The Mars Volta, Duran Duran, Wu-Tang Clan, Johnny Cash, Ziggy Marley George Clinton e Johnny Marr, entre outros.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesPor que John Frusciante caiu fora de teste para banda de Frank...
Maria Eloisa Barbosa
Maria Eloisa Barbosahttps://igormiranda.com.br/
Maria Eloisa Barbosa é jornalista, 24 anos, formada pela Faculdade Cásper Líbero. Colabora com o site Keeping Track e trabalha como assistente de conteúdo na Rádio Alpha Fm, em São Paulo.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades