...

A banda que quase ficou fora da despedida do Black Sabbath

Grupo em questão recebeu convite inicial por meio de Tom Morello, mas recusou por achar que não conseguiria reunir todos os membros para a ocasião

Nem tudo saiu como o planejado na despedida do Black Sabbath. Responsável pela organização do evento, Sharon Osbourne enfrentou adversidades nos bastidores do festival idealizado para o momento — chamado Back to the Beginning e marcado para o próximo dia 5 de julho, em Birmingham, na Inglaterra.

Segundo a empresária e esposa de Ozzy Osbourne, tanto o Judas Priest quanto Angus Young, guitarrista do AC/DC, recusaram o convite para participar por conflitos de agenda. Por sua vez, uma banda não especificada precisou ser retirada do lineup, enquanto que um outro grupo quase ficou de fora.

- Advertisement -

À revista Guitar World, Adam Jones afirmou que, por muito pouco, o Tool não acabou riscado da programação. Tudo por culpa dos próprios membros. 

Como relembrado pelo guitarrista, uma proposta inicial chegou por meio de Tom Morello, guitarrista do Rage Against the Machine, que cuidará da direção musical das apresentações. Ao que tudo indica, o contato aconteceu após a cerimônia do Rock and Roll Hall of Fame, em outubro do ano passado.

À época, os músicos pensaram a respeito, mas logo desconsideraram a ideia por acreditarem que não conseguiriam reunir todos os quatro integrantes para a ocasião. Ele afirmou: 

“Nós quatro [do Tool] estávamos trocando mensagens no celular e alguém disse que talvez não conseguiria participar do festival. Aí outro falou: ‘ok, acho que vou fazer outra coisa então’. Acho que eu mesmo cheguei a dizer: ‘é, melhor não tocarmos’. Mas foi realmente uma honra terem nos convidado.”

Insistência

De qualquer forma, Tom insistiu. Como o festival também prevê encontros entre artistas de distintas bandas, o guitarrista do RATM mudou a abordagem e chamou Adam especificamente para uma performance ao lado dele e de Billy Corgan, líder do Smashing Pumpkins.

E não parou por aí. Tanto o baterista Danny Carey quanto o vocalista Maynard James Keenan já haviam sido convocados individualmente e confirmado participação em outras colaborações do evento, de acordo com Adam:

“Meses depois, Tom entrou em contato comigo e perguntou se eu topava tocar alguma coisa com ele e com Billy Corgan. Depois, conversei com ele de novo e pedi desculpas pelo Tool não poder tocar. Mas ele me respondeu que Dan e Maynard participariam tocando com outras pessoas.”

Foi aí que o Tool percebeu que havia a possibilidade de fazer um show de maneira completa no Back to the Beginning. Sendo assim, a banda repensou sua decisão e resolveu participar do festival, mesmo com certo atraso. Por isso, a divulgação do grupo só chegou dias depois do anúncio oficial, nas palavras de Jones.

“Aquilo me pegou e então falei: ‘se nós três estaremos lá … Justin [Chancellor, baixista] vai querer também’. Voltei para o nosso pessoal e perguntei: ‘Por que a gente simplesmente não toca junto? Todos nós estaremos lá’. Foi assim que aconteceu e por isso o anúncio veio depois.”

Há poucas semanas, surgiu um rumor de que o Tool havia sido cortado quando o nome da banda misteriosamente desapareceu do site do evento. No entanto, o Loudwire confirmou oficialmente que o grupo continua no lineup — bem como na programação da transmissão ao vivo — e o erro já foi corrigido.

O show de despedida do Black Sabbath

O Black Sabbath anunciou o último show de sua carreira com a formação original. Acontecerá em 5 de julho, no Villa Park, estádio em Birmingham, cidade inglesa onde a banda foi formada. Todos os lucros irão para as seguintes instituições de caridade:

  • Cure Parkinson’s, entidade inglesa que financia pesquisas com objetivo de curar, interromper ou reduzir a evolução do Parkinson;
  • Birmingham Children’s Hospital, centro médico em Birmingham especializado em cuidar de crianças e adolescentes;
  • Acorn Children’s Hospice, instituição que presta cuidados paliativos e apoio a crianças com sérios problemas de saúde e suas famílias em toda a região de West Midlands.

O evento também verá inúmeras apresentações de outros ícones da cena. Ozzy Osbourne (solo), Guns N’ Roses, Metallica, Slayer, Tool, Pantera, Gojira, Alice in Chains, Halestorm, Lamb of God, Anthrax, Mastodon e Rival Sons estão escalados, além de convidados adicionais Billy Corgan (Smashing Pumpkins), David Draiman (Disturbed), Duff McKagan, Fred Durst (Limp Bizkit), Lzzy Hale, Jake E. Lee, Jonathan Davis (Korn), K.K. Downing, Mike Bordin (Faith No More), Papa V Perpetua (Ghost), Rudy Sarzo, Sammy Hagar, Slash, Sleep Token II (Sleep Token), Tom Morello e Wolfgang Van Halen.

O último show do Black Sabbath até o momento ocorreu no dia 4 de fevereiro de 2017, na Genting Arena, em Birmingham, Inglaterra. À época, Tommy Clufetos, integrante da banda solo de Ozzy, substituía Bill Ward nas baquetas.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioNotíciasA banda que quase ficou fora da despedida do Black Sabbath
Maria Eloisa Barbosa
Maria Eloisa Barbosahttps://igormiranda.com.br/
Maria Eloisa Barbosa é jornalista, 24 anos, formada pela Faculdade Cásper Líbero. Colabora com o site Keeping Track e trabalha como assistente de conteúdo na Rádio Alpha Fm, em São Paulo.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades