Na virada dos anos 1980 para os 1990, o glam metal perdeu o trono da popularidade para o grunge. Muitas das bandas que estavam na ativa nessa época sofreram quedas vertiginosas, mas talvez nenhuma tenha passado por uma mudança tão abrupta quanto o Winger – potencializada pelo Metallica e pela série animada “Beavis and Butt-Head”, da MTV.
Em entrevista ao Baddass Network (via Ultimate Guitar), o guitarrista Reb Beach comentou o efeito que o clipe de “Nothing Else Matters”, do Metallica, teve em seu grupo. No vídeo, o baterista Lars Ulrich aparece jogando dardos em uma foto do vocalista e baixista Kip Winger na parede, cena que se tornou clássica e acabou por minar a popularidade que o Winger tinha.
Para piorar, o grupo foi ridicularizado em “Beavis & Butt-Head”, com o personagem Stewart Stevenson, vítima de bullying dos protagonistas, usando uma camiseta com seu nome. Beach relembrou:
“Os shows foram cancelados. As pessoas pararam de comprar ingressos da noite para o dia. ‘Beavis and Butt-Head’ foi lançado. O Metallica jogou dardos em um pôster de Kip Winger. Na época, estávamos em uma turnê que foi cancelada. A venda de ingressos acabou no dia em que ‘Beavis and Butt-Head’ saiu. Cerca de uma semana depois, estava acabado. Ninguém queria ser visto em um show do Winger.”
Outras bandas eram zoadas em “Beavis and Butt-Head”, mas certamente havia predileção pelo Winger. Em 2023, durante participação no podcast “In the Trenches with Ryan Roxie”, Reb Beach contou como o grupo teve contato com a série pela primeira vez:
“Um dia no ônibus um garoto chegou e disse: ‘Ei, vocês precisam ver esse desenho animado. Eu trouxe você um VHS dele’. Colocamos para rodar e havia esse garoto pendurado de cueca em uma árvore, vestindo uma camiseta do Winger e acima do peso. Seu nome era Stewart e aparecia em todos os episódios. Então, foram para a casa dele e seus pais também estavam vestindo camisetas do Winger e eles eram todos nerds. Nas semanas seguintes tivemos que cancelar a turnê. Ninguém mais queria ser associado a nós.”
A série da MTV, combinada com o sucesso que o Metallica fazia na época, certamente tiveram um impacto negativo para o Winger. Na mesma entrevista de 2023, Beach disse:
“Era o vídeo mais famoso deles e jogavam dardos em um pôster de Kip Winger. Mostravam a cena até em shows. Um amigo foi vê-los e disse que toda a arena riu daquela parte.”
Problemas financeiros e retratação de James Hetfield
Com as atividades praticamente paralisadas, Reb Beach relatou ao Baddass Network o impacto financeiro. O guitarrista precisou vender uma casa recém-comprada e seus instrumentos, antes de ser chamado para tocar com Alice Cooper, Dokken, Whitesnake e outros. Ele contou:
“Eu tinha uma grande casa na Flórida que eu tinha acabado de comprar porque meu adiantamento foi de US$ 300 mil para o álbum ‘Pull’ (1993), que eu acho um disco genial, e achei que seríamos gigantescos. Foi uma bomba, apesar de, na minha opinião, ser o nosso melhor disco até então. Então eu vendi minha casa, vendi todas as minhas guitarras e voltei para casa, vivi pela venda de 20 guitarras por um ano, até que cheguei a Alice Cooper. Eu não tinha dinheiro para voar até a audição. Kip me emprestou US$ 500.”
“Beavis and Butt-Head” deixou de ser exibida em 2011, com um rápido revival entre 2022 e 2023. Já o Metallica reconheceu o erro na figura de James Hetfield. Lars Ulrich apenas disse “não foi pessoal”, mas nunca se desculpou.
A informação veio de Kip Winger, em entrevista ao “Appetite for Distortion”, em 2023, onde afirmou que até mantém uma amizade com o frontman desde a conversa. O líder do Winger disse:
“Você pode ver um vídeo deles no programa de Howard Stern onde Lars diz: ‘Cara, eu joguei dardos em Kip, mas não foi nada pessoal’ – e ele nunca se desculpou, mas James Hetfield me ligou cerca de um ano e meio atrás e pediu desculpas. Foi muito legal da parte dele.”
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.