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Scorpions economiza nas baladas e entrega show vigoroso em Brasília

Pela terceira vez na cidade, banda alemã celebra 60 anos de carreira com clássicos e escorpião gigante no palco do Arena of Rock

Com 60 anos de serviços prestados à música, em geral, e ao rock, em particular, o Scorpions tem quase a mesma “idade” de Brasília, fundada em 1960. E celebrando essas seis décadas de história, a banda retornou à cidade pela terceira oportunidade — já havia tocado em 2010 e 2019 —, desta vez como atração principal do Arena of Rock, festival que também contou com Judas Priest, Europe e Kisser Clan.

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Quando subiram ao palco na Arena BRB Mané Garrincha, já na última hora de quarta-fera (16), os “escorpiões” precisaram de pouco tempo para justificar a condição de headliner. Enfileiraram clássicos absolutos e que furaram a bolha do estilo, principalmente na primeira metade da década de 1980.

Foto: Gabriel Gonçalves @dgfotografia.show

O Scorpions encontrou um público ainda extasiado com o peso do Judas Priest, mas conseguiu manter a energia em alta ao economizar nas baladas e optar por um repertório afiado e vigoroso. Para se ter uma ideia, “Still Loving You” não foi tocada. Tampouco “Holiday”, “Always Somewhere” e outras.

Foto: Gabriel Gonçalves @dgfotografia.show

As únicas baladas foram “Send Me an Angel” e “Wind of Change”, realidade bem diferente em um setlist que em turnês de outrora já contou com uma porção exclusivamente dedicada a canções acústicas.

Antes, os guitarristas Rudolf Schenker e Matthias Jabs já haviam desfilado riffs eletrificados em hinos como “Coming Home”, “Make It Real”, “The Zoo”, “Coast to Coast” e “Bad Boys Running Wild”, essa última uma das mais bem-recebidas.

Uma tradição não abandonada pelos alemães foi a de fazer medley com músicas antigas e de menor apelo dentre seu vasto catálogo. Em Brasília, as escolhidas foram “Top of the Bill”, “Steamrock Fever”, “Speedy’s Coming” e “Catch Your Train”.

Foto: Gabriel Gonçalves @dgfotografia.show

“Loving You Sunday Morning”, do álbum “Lovedrive” (1979), serviu como grata surpresa, tendo sido executada pela primeira vez em quase 10 anos. Um bom resgate do disco que marcou a entrada de Matthias Jabs na banda.

Foto: Gabriel Gonçalves @dgfotografia.show

A principal novidade, porém, foi o escorpião inflável que surgiu no palco antes do bis, que contou com “Blackout” e o hino “Rock You Like a Hurricane”.

O vocalista Klaus Meine, do alto de seus 76 anos, apresenta limitações naturais devido à idade avançada, mas não compromete. O baterista Mikkey Dee, por sua vez, já aparenta estar totalmente recuperado da infecção sanguínea que o deixou hospitalizado por três semanas e fez a banda cancelar shows no início do ano.

Foto: Gabriel Gonçalves @dgfotografia.show

No próximo sábado (19), o Scorpions encabeça a edição deste ano do Monsters of Rock, em São Paulo. Judas Priest e Europe também se apresentam no festival.

Foto: Gabriel Gonçalves @dgfotografia.show

Scorpions – ao vivo em Brasília

  • Local: Mané Garrincha
  • Data: 16 de abril de 2025
  • Turnê: 60th Anniversary
  • Produção: Mercury Concerts / Arena BRB / Joyn

Repertório

  1. Coming Home
  2. Gas in the Tank
  3. Make It Real
  4. The Zoo
  5. Coast to Coast
  6. Top of the Bill / Steamrock Fever / Speedy’s Coming / Catch Your Train (medley)
  7. Bad Boys Running Wild
  8. Delicate Dance
  9. Send Me an Angel
  10. Wind of Change
  11. Loving You Sunday Morning
  12. I’m Leaving You
  13. Solo de baixo e bateria
  14. Tease Me Please Me
  15. Big City Nights

Bis:

  1. Blackout
  2. Rock You Like a Hurricane
Foto: Gabriel Gonçalves @dgfotografia.show

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Guilherme Gonçalves
Guilherme Gonçalves
Guilherme Gonçalves é jornalista formado pela Universidade Federal de Goiás (UFG). É repórter do Globo Esporte e atua no jornalismo esportivo desde 2008. Colecionador de discos e melômano, também escreve sobre música e já colaborou para veículos como Collectors Room, Rock Brigade e Guitarload. Atualmente, revisa livros das editoras Belas Letras e Estética Torta e edita o Morbus Zine, dedicado a resenhas de death metal e grindcore.

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