...

Os 3 momentos mais determinantes para o Scorpions, segundo Rudolf Schenker

Ao relembrar os 60 anos de trajetória da banda, guitarrista destacou os acontecimentos mais marcantes da carreira — todos ocorridos entre as décadas de 1970 e 1980

O Scorpions está celebrando 60 anos de carreira. Ao longo de décadas na indústria da música — e de uma trajetória repleta de conquistas — alguns momentos acabaram sendo verdadeiramente decisivos na história da banda, na opinião do guitarrista Rudolf Schenker.

Quando perguntado a respeito pelo jornalista Gabriel Zorzetto durante entrevista ao Estadão, o músico mencionou três acontecimentos determinantes para o grupo. Curiosamente, todos ocorridos entre os anos de 1970 e 1980.

- Advertisement -

Ao seu ver, o primeiro deles foi a entrada do guitarrista Uli Jon Roth, que participou da fase inicial do Scorpions, entre 1973 e 1978 — substituindo o próprio irmão de Rudolf, Michael Schenker. Considerado o responsável direto pelo desenvolvimento da criatividade da banda, o músico gravou os discos de estúdio “Fly to the Rainbow” (1974), “In Trance” (1975), “Virgin Killer” (1976) e “Taken by Force” (1977), como relembrado: 

“Foram três grandes passos. Um deles foi, claro, quando Uli John Roth veio para criar com nosso produtor Dieter Dierks.”

Já o segundo tópico citado foi a criação do disco “Lovedrive” (1979), o primeiro com Matthias Jabs na guitarra. À época, o álbum trouxe projeção para a banda nos Estados Unidos ao alcançar a posição 55 na Billboard 200, um feito inédito para os músicos até então, e representou um ponto de virada. Sendo assim, Rudolf afirmou: 

“O segundo momento foi quando começamos a fazer ‘Lovedrive’, Matthias entrou na banda e já fizemos o passo para os EUA.” 

Por fim, o guitarrista abordou as apresentações realizadas na antiga União Soviética em 1988 e 1989. Tais shows inspiraram a criação da canção “Wind of Change”, que tornou-se um dos maiores sucessos do Scorpions:

“O passo seguinte foi a situação na Rússia, que nós, como uma das primeiras bandas no mundo, fomos até lá e tocamos 10 shows em São Petersburgo, antiga Leningrado. Um ano depois, teve o Festival da Paz de Moscou em frente a milhares de pessoas.”

Scorpions no Brasil

O Scorpions está no Brasil para três shows. Na última quarta-feira (16), a banda tocou no Arena of Rock, em Brasília, com Judas Priest, Europe e Kisser Clan. Neste sábado (19) é a vez do festival Monsters of Rock, em São Paulo, também com Priest e Europe, além de Savatage, Queensrÿche, Opeth e Stratovarius. A agenda se encerra segunda-feira (21), no Rio de Janeiro, em data solo.

Veja também:

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesOs 3 momentos mais determinantes para o Scorpions, segundo Rudolf Schenker
Maria Eloisa Barbosa
Maria Eloisa Barbosahttps://igormiranda.com.br/
Maria Eloisa Barbosa é jornalista, 24 anos, formada pela Faculdade Cásper Líbero. Colabora com o site Keeping Track e trabalha como assistente de conteúdo na Rádio Alpha Fm, em São Paulo.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades