O Metallica retomou a turnê “M72”. No último sábado (19), a banda subiu ao palco do estádio JMA Wireless Dome, na cidade de Syracuse, em Nova York, nos Estados Unidos, para realizar o primeiro show de 2025 e o primeiro compromisso da excursão desde setembro do ano passado. Celebração ao Pantera e Suicidal Tendencies ficaram responsáveis pela abertura.
Ao todo, o setlist, que muda a cada performance, incluiu 16 faixas. A maior surpresa ficou na seção solo do guitarrista Kirk Hammett e do baixista Robert Trujillo, que tocaram “Broken, Beat, & Scarred” — faixa do disco “Death Magnetic” (2008) — pela primeira vez desde 2013. Do mais recente álbum “72 Seasons” (2023), figuraram apenas “Lux Æterna” e “Screaming Suicide”.
Por meio das redes sociais, o quarteto revelou que bateu o recorde de público no local: 47,5 mil pessoas marcaram presença no evento, como publicado:
“Obrigado, Syracuse! Nos divertimos muito dando início à turnê ‘M72’ deste ano no JMA Wireless Dome, onde vocês estabeleceram um novo recorde de público com mais de 47,5 mil pessoas nos recebendo para o nosso primeiro show.”
Confira abaixo o repertório completo de acordo com o Setlist.fm e vídeos da apresentação:
- Creeping Death
- For Whom The Bell Tolls
- Hit The Lights
- King Nothing
- Lux Æterna
- Screaming Suicide
- Broken, Beat & Scarred (Kirk And Rob Doodle)
- The Day That Never Comes
- Fuel
- Orion
- Nothing Else Matters
- Sad But True
- One
- Seek & Destroy
- Master Of Puppets
- Enter Sandman
Metallica e a turnê “M72”
Desde abril de 2023, o Metallica está excursionando com a turnê “M72”. Em divulgação ao mais recente álbum “72 Seasons” (2023), a série de shows já passou por continentes como América do Norte e Europa e, em novembro neste ano, desembarcará pela primeira vez na Oceania, encerrando a agenda de compromissos até o momento.
De início, rumores sugeriam que a banda viria ao Brasil em novembro do ano passado. Em vídeo publicado em junho de 2023, o jornalista José Norberto Flesch confirmou a informação para o público e chegou a destacá-la novamente em janeiro de 2024.
A previsão não se concretizou. Ainda assim, a esperança de uma passagem da banda por aqui voltou a surgir diante da agenda vaga do grupo entre os próximos meses de agosto e outubro.
Ao que parece, o quarteto pode encerrar a “M72” sem vir ao país. Foi o que indicou recente declaração realizada por Kirk Hammett durante participação no podcast Rolling Stone Music Now.
Quando perguntado a respeito do próximo disco do Metallica, o guitarrista revelou que, apesar de já ter riffs em mente, não conseguirá focar na criação agora por causa da turnê. Em seguida, deu a entender que, após as apresentações na Austrália e Nova Zelândia em novembro e compromissos na Ásia ainda não anunciados, a banda realizará uma pequena pausa antes de começar a gravar o material.
Sem mencionar a América do Sul, ele disse:
“Não acho que começaremos o próximo álbum por pelo menos mais um ano porque ainda estamos finalizando a turnê do ‘72 Seasons’. Quando terminarmos totalmente a turnê e formos para todos os lugares mais distantes, como Ásia, Austrália e Nova Zelândia, acho que faremos uma pequena pausa, não muito longa, e então voltaremos para o álbum.”
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.