Marky Ramone vem frequentemente ao Brasil. Nas passagens mais recentes pelo país, ocorridas em outubro de 2023 e, agora, neste mês, o eterno baterista do Ramones incluiu Curitiba em seu itinerário de shows, assim como no passado — inclusive com a banda em 1994. Diante de seu carinho com a cidade, o músico recebeu uma homenagem diretamente da Câmara Municipal.
Na última terça-feira (1º), o artista deu uma entrevista coletiva no Hard Rock Cafe. Durante o evento, ele também ganhou a honraria “Votos de Congratulações e Aplausos”, concedida a pessoas, empresas e instituições que se destacam no local.
Segundo vídeo do órgão, de maneira unânime, 38 vereadores, por requerimento de Tico Kuzma (PSD), votaram para que ele conquistasse o título. Após ter em mãos uma placa simbolizando o momento, o baterista disse:
“Eu quero muito agradecer por isso. É uma honra. Muito obrigado.”
O próprio Tico quem entregou a homenagem. De acordo com o político, “o evento contou com outros vereadores onde reforçamos que Curitiba é a cidade do Rock”. Também marcaram presença nomes como Angelo Vanhoni (PT) e Loréns Nogueira (PP). Conforme o site Banda B, ele ainda justificou:
“Os vereadores têm trabalhado, juntamente com o pessoal que faz rock em Curitiba, para tornar a cidade a capital do rock. A homenagem é mais do que justa, é uma pessoa do rock e que gosta de Curitiba, que sempre vem a Curitiba e leva o nome da cidade. Nós quisemos reconhecer a participação dele na cidade.”
Junto de sua banda Marky Ramone’s Blitzkrieg — formada também por Pela (voz), Martin Sauan (baixo) e Gallo (guitarra) – , o baterista tocou ontem no Tork n Roll. Agora, segue para Brasília (Toinha, 03/04), Belo Horizonte (Mister Rock, 04/04), São Paulo (Carioca Club, 05/04) e Suzano (Magic City, 06/04), como parte de uma turnê pela América do Sul.
Homenagem para Bruce Dickinson
Quem também recebeu uma homenagem de Curitiba foi Bruce Dickinson. Em abril do ano passado, o vocalista do Iron Maiden virou cidadão honorário da cidade.
De acordo com o site da Câmara Municipal de Curitiba, o projeto de decreto legislativo tem autoria dos vereadores Eder Borges (PL) e Nori Seto (PP). Os políticos defendem que o vínculo entre o músico inglês e Curitiba deve-se à cerveja artesanal, conforme dito no texto:
“Além de rockstar, piloto, historiador, esgrimista e roteirista, Bruce é também cervejeiro, e desta paixão pela arte do paladar vem seu principal vínculo com Curitiba: a parceria com a cervejaria premiada Bodebrown como marca oficial do Iron Maiden.”
A proposição acrescenta que a parceria com a Bodebrown foi a primeira cervejaria oficial da banda de heavy metal fora da Inglaterra. A lei municipal 15.063/2017 autoriza Curitiba como Capital da Cerveja Artesanal.
Além disso, tramita na Câmara Municipal o projeto para declarar Curitiba como a cidade mais rock and roll do Brasil e para criar o Dia do Rock (respectivamente, 005.00201.2023 e 005.00161.2023). Mais informações estão aqui.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.