Jason Newsted tem um currículo de peso na música, mas um dos momentos mais marcantes da carreira do baixista foi sua passagem pelo Metallica, entre 1986 e 2001. Mesmo não fazendo mais parte da formação, o músico não hesita em afirmar que seus ex-companheiros são a maior banda americana da atualidade.
Conforme a American Songwriter, o assunto surgiu enquanto o artista mencionava o retorno da turnê “M72” em entrevista ao canal WSYR. No último sábado (19), o Metallica tocou no estádio JMA Wireless Dome, na cidade de Syracuse, em Nova York, nos Estados Unidos, em seu primeiro show de 2025 e o primeiro compromisso da excursão desde setembro do ano passado.
Ao refletir sobre como o quarteto não performava no local há anos, Jason, então, aproveitou para elogiar a trajetória do grupo nos palcos e afirmou:
“Já fazia um tempo desde que o Metallica havia tocado em Syracuse. Eles estão juntos há 44 anos e já fizeram milhares de shows. Acho que, provavelmente, o maior ato ao vivo dos Estados Unidos atualmente é o Metallica. Eles entregam tudo, sempre. E eu sei que a produção dessa turnê é a mais fantástica até agora.”
Essa não é a primeira vez que o baixista emite tal opinião. Ao jornal Sun Sentinel em 2023 (via Ultimate Guitar), Newsted descreveu o Metallica como a “maior banda do mundo” para a geração atual e justificou:
“Sempre haverá público para o Metallica, uma banda que desafiou todas as regras e ainda reina no topo. Nunca houve, de fato, uma banda maior — claro, Black Sabbath e Iron Maiden vieram antes de nós, então, se não fosse por eles, nós nem existiríamos. Mas, para esta geração em particular, o Metallica é a maior banda do mundo.”
Sobre Jason Newsted
Nascido em Battle Creek, Michigan, Jason Curtis Newsted despontou como baixista do Flotsam And Jetsam, banda que fez sucesso no underground do thrash metal com seu debut, “Doomsday for the Deceiver” (1986). Seguiu colaborando com os colegas posteriormente.
A seguir, foi chamado para substituir Cliff Burton no Metallica. Integrou a banda entre 1986 e 2001, participando do seu auge de popularidade. Posteriormente, participou dos projetos Echobrain, Rock Star Supernova e Papa Wheelie, além de uma banda com seu sobrenome que lançou um EP e um disco.Também gravou e excursionou com nomes como Ozzy Osbourne, Voivod, Sepultura e WhoCares. Atualmente canta e toca violão na The Chophouse Band, com sonoridade voltada ao folk e country.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.