...

Não é sobre capeta? O real tema das letras do Ghost, segundo Tobias Forge

Frontman garante que suas músicas vão muito além de simples referências satânicas e sacrilégios em geral

A essa altura do campeonato, a fórmula do Ghost já é bem conhecida: teatralidade, músicas chegadas ao lado mais pop do heavy metal e letras cheias de referências satânicas explícitas. Só que Tobias Forge, líder e idealizador do projeto, garante que o conteúdo lírico vai muito além do sacrilégio.

­

- Advertisement -

Em entrevista para a Metal Hammer, o homem que já deu vida a pelo menos cinco “Papas” explicou a temática das composições. Forge também aproveitou para dar dicas do que se pode esperar do novo álbum, “Skeletá”.

Tobias disse:

“As letras sempre foram sobre a relação da humanidade com o conceito de vida e morte, Deus e a presença ou ausência divina. Algumas canções são expressadas com mais especificidade para um certo indivíduo, ou um certo aspecto da sociedade. Apenas senti que queria que esse novo disco fosse… sobre ser humano. Estar vivo.”

O único single divulgado de “Skeletá” até agora, “Satanized”, ganhou clipe que possivelmente mostra pela primeira vez os “Nameless Ghouls” sem máscaras. Além disso, o vídeo também traz uma origem para o novo frontman encarnado por Tobias Forge: o Papa V Perpetua.

Novo ciclo, novo personagem

Como é habitual, quando o Ghost está prestes a iniciar um novo ciclo de álbum e turnê, Forge passa a viver outro personagem no palco. Isso não aconteceu apenas uma vez, quando o Cardinal Copia, de “Prequelle” (2018), foi promovido a Papa Emeritus IV em “Impera” (2022). Tobias comentou o processo de mudança:

“Sempre senti que era uma coisa assustadora. Por um lado, estou tentando fazer o ‘produto’ que é o Ghost ser uma coisa divertida para nossos fãs. Por outro lado, eu tento fazer disso o mais agradável possível para mim também.”

O artista discutiu, também, o processo de substituição do Papa Emeritus IV – agora chamado Frater Imperator dentro da “mitologia” da banda, mostrada em uma série de vídeos no YouTube. A introdução do Papa V Perpetua (um irmão gêmeo perdido do anterior) é a primeira mudança de frontman da banda desde a chegada do então Cardinal Copia, em 2018, no lugar do Papa Emeritus III, responsável pelo ciclo de “Meliora” (2015). Disse o líder do grupo:

“Quando eu decidi introduzir o Cardinal Copia na mistura, foi muito desconfortável, porque ele seria jogado fora como alguém que ainda não se tornou (Papa). ‘Wow, isso vai ser um pouco diferente’. Mas o que eu sabia era que eu não precisaria passar pelo processo de introduzir um novo personagem para o próximo álbum. E agora, eu preciso!”

“Skeletá”, sexto disco de estúdio do Ghost, está programado para sair no próximo dia 25 de abril. O Papa V Perpetua possivelmente fará sua estreia ao vivo no dia 15 de abril, primeiro show da “Skeletour”, em Manchester, no Reino Unido.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesNão é sobre capeta? O real tema das letras do Ghost, segundo...
André Luiz Fernandes
André Luiz Fernandes
André Luiz Fernandes é jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Interessado em música desde a infância, teve um blog sobre discos de hard rock/metal antes da graduação e é considerado o melhor baixista do prédio onde mora. Tem passagens por Ei Nerd e Estadão.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades