O Europe teve dois guitarristas ao longo de sua história: o membro fundador John Norum e Kee Marcello, seu substituto entre 1986 e 1992, ano em que o grupo entrou em hiato. A reunião, com Norum, aconteceu em 2003, mas os setlists recentes têm olhado para as duas fases, algo sobre o qual o vocalista Joey Tempest comentou.
Em entrevista a Igor Miranda, o cantor foi perguntado sobre a inclusão ao setlist de uma boa quantidade de músicas do álbum “Out of this World” (1988), primeiro com Marcello. Só no Monsters of Rock 2025, entraram três: “Ready or Not”, “Sign of the Times” e “Superstitious”.
Tempest garante que Norum não tem problemas em tocar as composições gravadas por seu substituto. Ele diz:
“John pensa na música. ‘Eu gosto da música ou não?’. É sobre isso que falamos quando escolhemos o setlist, não sobre performances individuais. John é ótimo nesse sentido. Tocamos ‘Superstitious’, tocamos ‘Ready or Not’ de vez em quando, tocamos ‘Let the Good Times Rock’ de vez em quando.”
Ele complementa:
“Obviamente, agora temos 11 álbuns, então é difícil encaixar tantas, mas também gostamos de tocar coisas novas que John ama, além de algumas coisas de ‘Wings of Tomorrow’ (1984), que ele ama tocar também.”
Europe com Kee Marcello
John Norum deixou o Europe em 1986, em meio ao grande suceso de “The Final Countdown”. O guitarrista discordava da direção musical da banda, dominada pelos teclados de Mic Michaeli em detrimento das guitarras mais pesadas.
Kee Marcello, na vaga de Norum, gravou o já citado “Out of This World” e “Prisoners of Paradise” (1991). No ano seguinte, o Europe entrou em um hiato e se reuniu em 1999, para um show de Réveillon em Estocolmo, Suécia. Foi a primeira e única vez que a banda se apresentou com Marcello e Norum juntos. Para a reunião definitiva, em 2003, apenas John esteve presente.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.