...

As letras do Rush que mostram a genialidade de Neil Peart, segundo Alex Lifeson

Guitarrista mencionou seis composições impactantes feitas pelo saudoso baterista e destacou: "ele era um letrista muito, muito talentoso"

Além de baterista, Neil Peart era o grande responsável pelas letras do Rush. Após entrada na formação em 1974, o saudoso músico recebeu um voto de confiança dos colegas e passou a contribuir com a parte lírica – virando, então, o principal letrista. 

Segundo o vocalista, baixista e tecladista Geddy Lee, a primeira letra feita por Neil para a banda foi “Beneath, Between and Behind”, presente no segundo álbum “Fly by Night” (1975). Depois disso, o baterista assinou inúmeras composições. 

- Advertisement -

Dentre tantas, algumas em específico mostram a genialidade do artista, na opinião de Alex Lifeson. Conversando recentemente com a AllMusic (via Ultimate Guitar), o guitarrista elencou as melhores criações de Peart nesse sentido. 

De início, ele selecionou “Freewill”, “Closer to the Heart”, “Xanadu” e “Subdivisions”. Justificando as escolhas e explicando por que o colega era um compositor fora da curva, o músico disse: 

“A ‘Freewill’ é incrível. ‘Closer to the Heart’ vai direto ao ponto. ‘Xanadu’ representava aquele período muito legal da era mais ‘fantasiosa’ – porque é uma música muito descritiva e colorida, a letra é incrível. ‘Subdivisions’ fala para toda uma geração. Ele era um letrista muito, muito talentoso. Era um grande observador e é daí que vinham suas composições. Acho que, no último terço de sua carreira como compositor, ele se tornou ainda mais um observador, analisando o que estava ao seu redor e comentando sobre isso a partir de sua própria perspectiva pessoal.”

Quando perguntado sobre “Losing It” pelo entrevistador Greg Prato, Alex também mencionou a canção — que aborda a perda de um talento devido à inaptidão física e envelhecimento — como uma das mais significativas. Não só, como “The Garden”, faixa final do último álbum “Clockwork Angels” (2012):

“Sim, essa e ‘The Garden’ [estão entre as melhores letras]. ‘The Garden’, na época em que saiu, jamais teríamos imaginado que seria a música de encerramento da trajetória do Rush. E ‘Losing It’, cara, é muito, muito comovente. Todos nós enfrentamos isso.”

Sobre Neil Peart

Nascido em Hamilton, Ontario, Canadá, Neil Ellwood Peart se destacou como baterista e principal letrista do Rush a partir de 1975 até o encerramento da banda. Também organizou tributos a Buddy Rich, além de tocar em discos de Jeff Berlin e Vertical Horizons. Ainda gravou vídeos detalhando sua técnica.

Lançou sete livros baseados em suas aventuras pelo mundo e filosofias, além de outros 4 de ficção. Três deles eram baseados na saga do álbum “Clockwork Angels”, último de inéditas do Rush. O músico morreu no dia 7 de janeiro de 2020, em decorrência de um glioblastoma, forma agressiva de câncer no cérebro.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesAs letras do Rush que mostram a genialidade de Neil Peart, segundo...
Maria Eloisa Barbosa
Maria Eloisa Barbosahttps://igormiranda.com.br/
Maria Eloisa Barbosa é jornalista, 24 anos, formada pela Faculdade Cásper Líbero. Colabora com o site Keeping Track e trabalha como assistente de conteúdo na Rádio Alpha Fm, em São Paulo.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades