O Tool quebrou o protocolo e contou com uma participação especial durante seu show no Lollapalooza Brasil 2025, na noite deste domingo (30). A guitarrista brasileira Jéssica di Falchi tocou a música “Jambi”, segunda do repertório, junto da banda americana.
A apresentação marca a estreia do grupo em palcos nacionais. Apesar do momento especial, fãs nas redes sociais lamentam não terem conseguido testemunhar com clareza, visto que a transmissão só foi autorizada com imagens abertas, à distância, sem zoom e close-ups — como ocorrido dias antes na Argentina.
No público, somente quem estava bem perto conseguiu perceber. Os telões no palco mostram apenas uma série de animações, sem qualquer imagem dos músicos. Além disso, a iluminação é majoritariamente escura — há luzes mais claras apenas no baterista Danny Carey.
Falchi já havia dado uma espécie de “spoiler” da participação no início de fevereiro. A brasileira publicou uma foto ao lado do guitarrista Adam Jones e, na legenda, declarou: “Obrigada pelo show e pelo bom momento! Vejo você em breve, Adam Jones”.
Jéssica di Falchi fora da Crypta
Recentemente, a Crypta confirmou a saída de Jéssica di Falchi. A guitarrista fazia parte da formação desde 2022, ocupando a vaga deixada por Sonia Anubis, e participou do segundo álbum da banda, “Shades of Sorrow” (2023).
O grupo completo por Fernanda Lira (voz e baixo), Tainá Bergamaschi (guitarra) e Luana Dametto (bateria) aponta que “esse passo foi tomado em comum acordo, com a decisão vindo dela mesma, e sua vontade sendo acatada e respeitada pela banda”. Leia o restante do comunicado:
“Agradecemos imensamente à Jéssica por todo nosso tempo, estrada, experiências e aventuras juntas nesses últimos anos, e guardaremos com carinho e consideração toda sua contribuição pra banda.
Jéssica diz: ‘Gostaria de agradecer à Crypta pela confiança no meu trabalho e pelo convite para fazer parte dessa história. Também agradeço muito aos fãs pelo acolhimento e carinho, levarei essa experiência comigo para sempre. Nos vemos em breve na estrada!’
Desejamos sorte e o melhor para seu futuro e sua carreira, Jessi! Obrigada!
Gostaríamos de lembrar que futuros shows e turnês já marcadas e ainda a serem anunciadas, assim como a composição e o lançamento do terceiro disco da Crypta seguirão sem serem afetados e ocorrerão conforme o planejado.”
Nascida em Monte Alto (SP), Jéssica di Falchi também ficou conhecida pelos trabalhos com tributos ao Metallica (Hardwired) e Iron Maiden (Iron Ladies), além de colaborações com Aquiles Priester e outros músicos.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.