Nos anos 1990, Eddie Van Halen firmou uma parceria com a fabricante de equipamentos musicais Peavey, que resultou na linha de amplificadores 5150 e nas guitarras Wolfgang. No entanto, a colaboração durou pouco.
Já no início dos anos 2000, o guitarrista do Van Halen tinha novos planos de negócios, incluindo sua marca própria, a EVH. O motivo? Ciúme de outro artista.
Pelo menos é o que disse Courtland Gray, CEO da Peavey, em entrevista para a Guitar World. De acordo com o empresário, Eddie deixou a companhia em 2004, depois que a marca assinou com outro guitarrista virtuoso de grande fama: Joe Satriani, com quem desenvolveram a linha de amplificadores JSX.
Gray afirmou:
“Eu acho que Eddie foi impactado do jeito errado porque nós tínhamos outro guitarrista superstar em nosso lineup, e ele sempre se viu como o artista da Peavey. Então ele decidiu sair.”
Segundo Gray, Eddie continuou com as marcas dos produtos e não demorou muito para que a Peavey descobrisse que ele tinha dado continuidade aos projetos por conta própria – em parceria com a Fender. O CEO contou:
“Pouco depois, nós estávamos em uma feira de negócios e ouvimos esse amplificador que soava como um 5150. E com certeza, ele apareceu com sua própria versão. Eu acho que ele até usou nosso engenheiro para desenvolver o novo (amplificador). Isso foi em 2005, perto do nosso aniversário de 40 anos. Como fomos fundados em 1965, decidimos chamar nosso amplificador de 6505.”
Joe Satriani no Van Halen?
Em 2022, Joe Satriani quase participou de um tributo a Eddie Van Halen, que nos deixou dois anos antes. O projeto contaria inicialmente com o baixista Jason Newsted (ex-Metallica), o baterista Alex Van Halen (irmão de Eddie) e o vocalista David Lee Roth – que teria sido o responsável por implodir a iniciativa.
Em 2024, Satriani se uniu ao baterista Kenny Aronoff e aos ex-Van Halen Sammy Hagar (voz) e Michael Anthony (baixo) para uma turnê comemorativa, intitulada “The Best of All Worlds”. O foco é na fase “Van Hagar”, mas a banda também executa material da era David Lee Roth e da carreira solo do Red Rocker. O mesmo show retorna entre abril e maio deste ano com uma residência em Las Vegas.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.