O System of a Down realizou apenas apresentações esporádicas nos últimos anos. Porém, em 2025, a agenda da banda está muito mais lotada do que o convencional.
Primeiro, entre abril e maio, os músicos voltarão à América do Sul, passando pela Colômbia, Peru, Chile, Argentina e Brasil pela primeira vez em uma década. Depois, em agosto e setembro, tocarão em estádios na América do Norte, com Korn, Avenged Sevenfold e Deftones como convidados especiais em diferentes datas.
Ao todo, são 15 compromissos. E a ideia, segundo Shavo Odadjian, é alterar o setlist ao longo das datas.
Durante entrevista ao site SNSMix.com, o baixista explicou que os músicos pretendem ensaiar muitas músicas de seu catálogo. Assim, conseguirão mesclar as faixas e apresentar diferentes repertórios — que devem durar cerca de duas horas.
Conforme transcrição do Loudwire, ele explicou:
“Provavelmente mudaremos bastante o setlist [a cada apresentação], então se você for a dois shows, ouvirá músicas diferentes. Vamos tocar sets de duas horas. Passaremos por todo nosso catálogo. Temos mais de 70 músicas, mas devemos tocar de 27 a 30 canções [por show]. Vamos misturá-las. Vamos ensaiar muito para que a gente esteja preparado e consiga alternar as músicas entre os sets o tempo todo e não tocar a mesma coisa repetidamente.”
O artista também adiantou que os fãs podem esperar “muita paixão” e “energia” por parte do grupo. Até mesmo porque fazia tempo desde que emendavam uma série de performances de tal forma:
“Os fãs podem esperar muita música e muita paixão, porque já faz muito tempo que estamos esperando por isso. Temos mais shows este ano com o System do que tivemos nos últimos sete anos juntos. Então [os fãs] podem esperar essa energia incomparável.”
Shows no Brasil
O System of a Down realizará cinco shows no Brasil. São eles:
- 6 de maio de 2025 – Curitiba, Estádio Major Antônio Couto Pereira
- 8 de maio de 2025 – Rio de Janeiro, Estádio Nilton Santos Engenhão
- 10 de maio de 2025 – São Paulo, Allianz Parque
- 11 de maio de 2025 – São Paulo, Allianz Parque
- 14 de maio de 2025 – São Paulo, Autódromo de Interlagos
No momento, ingressos para todas as datas estão esgotados, com exceção da última apresentação em São Paulo — anunciada por último. Entradas para o compromisso em questão seguem à venda na Eventim.
System of a Down e turnês
O System of a Down encerrou atividades em 2006, reuniu-se em 2010, mas desde então não voltou a ser uma banda de turnês. Em seu ano mais ativo desde a reunião, 2011, realizou somente 27 shows.
Criativamente, o grupo também está devagar. Desde o rompimento, lançou apenas duas músicas: “Protect the Land” e “Genocidal Humanoidz”, ambas em 2020, numa iniciativa beneficente para apoiar a região de Nagorno-Karabakh, afetada pelo conflito entre Armênia e Azerbaijão. Os álbuns mais recentes, “Mezmerize” e “Hypnotize”, saíram em 2005.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.