O Aerosmith anunciou sua aposentadoria definitiva em agosto do ano passado. Após Steven Tyler ter sofrido uma ruptura grave nas cordas vocais e, por consequência, uma fratura na laringe, a banda entendeu que o ritmo de uma série de shows seria inviável para o vocalista. Assim, optaram por cancelar a turnê de despedida “Peace Out”.
No entanto, o cantor surpreendeu ao voltar aos palcos para uma apresentação especial no último dia 2 de fevereiro. Durante a festa beneficente Jam For Janie, organizada pelo próprio no período do Grammy, Tyler cantou seis músicas ao lado de Nuno Bettencourt, guitarrista do Extreme, e outros convidados, em Los Angeles, nos Estados Unidos.
A performance deixou os fãs com esperança. Porém, Matt Sorum, amigo do vocalista e diretor musical do show em questão, fez questão de ressaltar que uma turnê permanece fora de cogitação para o artista.
Em entrevista à rádio WBAB, o ex-baterista do Guns N’ Roses explicou que o compromisso representou uma exceção para Tyler. Diante da grave lesão mencionada, o desgaste físico e a pressão de uma excursão tornariam a execução da ideia praticamente impossível.
Conforme transcrição do Blabbermouth, ele disse:
“Alguns fãs disseram: ‘ah, então ele está conseguindo cantar’. Bom, deixa eu explicar o que está acontecendo com Steven Tyler, porque ele é um grande amigo. E nós falamos ao telefone 10 vezes por dia e ele confia em mim. Ele cantou naquele dia e foi um grande momento para ele, porque ele se machucou gravemente. Agora, ele vai voltar a fazer turnê? Não, não vai. Steven não pode se submeter ao desgaste físico de fazer uma turnê mundial completa porque há muita pressão. E se você não é cantor, não entenderia o que ele passa, mas ele tem 77 anos e é um perfeccionista.”
A personalidade perfeccionista do cantor também não o deixaria entregar uma apresentação aquém do esperado. De acordo com Sorum, o colega é contra o uso de playback e de mudanças de tom e, por isso, se não conseguir mostrar um resultado perfeito, prefere não arriscar.
“Se ele não cantar do jeito certo, fica incomodado. E ele não vai usar playback, como 80% dos artistas por aí que estão pegando seu dinheiro, nem mudar o tom das músicas. Ele diz: ‘sou um artista, sou um cantor, essa é minha banda e faço isso há 50 anos – e se não posso fazer perfeito, então não faço’. E eu respeito isso. Falei com ele sobre isso várias vezes. Eu disse: ‘então, cante só quatro ou cinco músicas no máximo’ e ele cantou só uma vez [desde então]. Talvez, no futuro, ele faça de novo e cante a mesma quantidade de músicas.”
Chateação por turnê cancelada
Por fim, o baterista mencionou a frustração do público e explicou que o vocalista ficou extremamente chateado quando o Aerosmith suspendeu a “Peace Out Tour”. Tanto é que o retorno, mesmo que pontual, teve um grande significado:
“Muitas pessoas ficaram desapontadas [quando o Aerosmith cancelou a turnê] e eu preciso dizer que a pessoa que mais ficou chateada com isso foi o próprio Steven Tyler. Porque ele ama seus fãs. E acreditem, eu o conheço bem o suficiente para saber que ele não ficou nada feliz com isso. Então, vê-lo no palco… Eu chorei. Foi simplesmente lindo. E espero que ele possa fazer mais, porque isso está no sangue dele.”
O futuro do Aerosmith
Apesar da saideira, o Aerosmith não descarta projetos para o futuro. Ao radialista Charlie Kendall (via Blabbermouth) em agosto do ano passado, o baixista Tom Hamilton levantou a possibilidade, mas destacou que turnês da banda realmente não voltarão a acontecer:
“Steven havia trabalhado duro para se preparar para voltar à estrada, mas simplesmente não foi possível. Não sabemos o que o futuro reserva, mas não incluirá turnês.”
Já mais recentemente, à rádio WBUR (via NME), o músico trouxe o assunto novamente à tona e mostrou empolgação quanto ao processo de recuperação de Steven Tyler. Ainda assim, afirmou que o processo é lento e que não quer pressionar o vocalista em nenhum sentido:
“O processo de recuperação de Steven está indo muito, muito bem, mas caminha num ritmo um pouco mais lento. Talvez o Aerosmith faça algo no futuro, mas é só uma possibilidade. A última coisa que quero fazer é tentar forçar a barra com Steven em relação a isso. Se fizermos alguma coisa no futuro, virá dele.”
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.