...

Por que Steven Tyler consegue fazer show, mas não turnê

Aerosmith anunciou aposentadoria dos palcos por causa do vocalista, que recentemente voltou a cantar durante festa beneficente

O Aerosmith anunciou sua aposentadoria definitiva em agosto do ano passado. Após Steven Tyler ter sofrido uma ruptura grave nas cordas vocais e, por consequência, uma fratura na laringe, a banda entendeu que o ritmo de uma série de shows seria inviável para o vocalista. Assim, optaram por cancelar a turnê de despedida “Peace Out”

No entanto, o cantor surpreendeu ao voltar aos palcos para uma apresentação especial no último dia 2 de fevereiro. Durante a festa beneficente Jam For Janie, organizada pelo próprio no período do Grammy, Tyler cantou seis músicas ao lado de Nuno Bettencourt, guitarrista do Extreme, e outros convidados, em Los Angeles, nos Estados Unidos. 

- Advertisement -

A performance deixou os fãs com esperança. Porém, Matt Sorum, amigo do vocalista e diretor musical do show em questão, fez questão de ressaltar que uma turnê permanece fora de cogitação para o artista. 

Em entrevista à rádio WBAB, o ex-baterista do Guns N’ Roses explicou que o compromisso representou uma exceção para Tyler. Diante da grave lesão mencionada, o desgaste físico e a pressão de uma excursão tornariam a execução da ideia praticamente impossível.

Conforme transcrição do Blabbermouth, ele disse: 

“Alguns fãs disseram: ‘ah, então ele está conseguindo cantar’. Bom, deixa eu explicar o que está acontecendo com Steven Tyler, porque ele é um grande amigo. E nós falamos ao telefone 10 vezes por dia e ele confia em mim. Ele cantou naquele dia e foi um grande momento para ele, porque ele se machucou gravemente. Agora, ele vai voltar a fazer turnê? Não, não vai. Steven não pode se submeter ao desgaste físico de fazer uma turnê mundial completa porque há muita pressão. E se você não é cantor, não entenderia o que ele passa, mas ele tem 77 anos e é um perfeccionista.”

A personalidade perfeccionista do cantor também não o deixaria entregar uma apresentação aquém do esperado. De acordo com Sorum, o colega é contra o uso de playback e de mudanças de tom e, por isso, se não conseguir mostrar um resultado perfeito, prefere não arriscar.

“Se ele não cantar do jeito certo, fica incomodado. E ele não vai usar playback, como 80% dos artistas por aí que estão pegando seu dinheiro, nem mudar o tom das músicas. Ele diz: ‘sou um artista, sou um cantor, essa é minha banda e faço isso há 50 anos – e se não posso fazer perfeito, então não faço’. E eu respeito isso. Falei com ele sobre isso várias vezes. Eu disse: ‘então, cante só quatro ou cinco músicas no máximo’ e ele cantou só uma vez [desde então]. Talvez, no futuro, ele faça de novo e cante a mesma quantidade de músicas.”

Chateação por turnê cancelada

Por fim, o baterista mencionou a frustração do público e explicou que o vocalista ficou extremamente chateado quando o Aerosmith suspendeu a “Peace Out Tour”. Tanto é que o retorno, mesmo que pontual, teve um grande significado:

“Muitas pessoas ficaram desapontadas [quando o Aerosmith cancelou a turnê] e eu preciso dizer que a pessoa que mais ficou chateada com isso foi o próprio Steven Tyler. Porque ele ama seus fãs. E acreditem, eu o conheço bem o suficiente para saber que ele não ficou nada feliz com isso. Então, vê-lo no palco… Eu chorei. Foi simplesmente lindo. E espero que ele possa fazer mais, porque isso está no sangue dele.”

O futuro do Aerosmith

Apesar da saideira, o Aerosmith não descarta projetos para o futuro. Ao radialista Charlie Kendall (via Blabbermouth) em agosto do ano passado, o baixista Tom Hamilton levantou a possibilidade, mas destacou que turnês da banda realmente não voltarão a acontecer:

“Steven havia trabalhado duro para se preparar para voltar à estrada, mas simplesmente não foi possível. Não sabemos o que o futuro reserva, mas não incluirá turnês.”

Já mais recentemente, à rádio WBUR (via NME), o músico trouxe o assunto novamente à tona e mostrou empolgação quanto ao processo de recuperação de Steven Tyler. Ainda assim, afirmou que o processo é lento e que não quer pressionar o vocalista em nenhum sentido:

“O processo de recuperação de Steven está indo muito, muito bem, mas caminha num ritmo um pouco mais lento. Talvez o Aerosmith faça algo no futuro, mas é só uma possibilidade. A última coisa que quero fazer é tentar forçar a barra com Steven em relação a isso. Se fizermos alguma coisa no futuro, virá dele.”

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioNotíciasPor que Steven Tyler consegue fazer show, mas não turnê
Maria Eloisa Barbosa
Maria Eloisa Barbosahttps://igormiranda.com.br/
Maria Eloisa Barbosa é jornalista, 24 anos, formada pela Faculdade Cásper Líbero. Colabora com o site Keeping Track e trabalha como assistente de conteúdo na Rádio Alpha Fm, em São Paulo.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades