...

O guitarrista que Ritchie Blackmore cita como seu favorito

Músico do Deep Purple e Rainbow se impressionou desde a primeira vez que ouviu o artista, ainda na década de 1960

Ritchie Blackmore não é alguém que sai distribuindo elogios por aí – muito pelo contrário. O guitarrista do Deep Purple e criador do Rainbow se notabilizou pela personalidade difícil de lidar.

Mesmo assim, há um colega de instrumento que sempre recebeu boas palavras do artista, a ponto de ser considerado seu favorito na função.

- Advertisement -

Em entrevista a Jon Tiven, resgatada pela Far Out Magazine, Blackmore comentou sobre alguns de seus contemporâneos. Os elogios ficaram principalmente para Jeff Beck.

Outros instrumentistas também foram citados de forma positiva, mas em se tratando de Ritchie, é claro que haveriam também críticas:

“Eu gosto de Jeff. Ele é meu guitarrista favorito. Tem vários guitarristas por aí que são ignorados. Quando você é um guitarrista, você tende a ficar tão imerso no que você está fazendo. Mike Bloomfield é realmente bom. Steve Howe sempre foi um guitarrista muito bom. Não fico muito impressionado com Jimmy Page e Eric Clapton. Nunca entendi o que os outros enxergam em Clapton. Mas ele é um bom cantor.”

Ainda sobre Beck, Ritchie destacou o fato de ele ser totalmente imprevisível, em sua opinião. Blackmore afirmou:

“Sendo um guitarrista, eu obviamente conheço vários truques, mas sempre que eu vejo Beck, eu penso: ‘como diabos ele está fazendo isso?’”

A humildade de Jeff Beck

Em entrevista de vídeo repercutida pelo American Songwriter, Ritchie Blackmore também relembrou a humildade de Jeff Beck. Segundo o líder do Rainbow, o guitarrista sempre recebia seus elogios com modéstia:

“Ele sabe como tocar uma nota. Sua alma vem através de seu timbre, assim como de suas notas. Toda vez que eu o digo isso ele responde: ‘Oh, Blackmore, vamos lá. Pare de falar besteira’. E eu retruco: ‘Jeff, você nunca consegue aceitar um elogio’. Ele é um cara meio introvertido. Mas que músico natural e fantástico.”

Blackmore teve contato com a música de Beck pela primeira vez ainda na década de 1960, quando ouviu “Shapes of Things”, do Yardbirds, grupo do qual seu ídolo fez parte. Ele revelou sua reação à música:

“Eu pensei: ‘Meu Deus, quem diabos é esse? Isso não deveria ser permitido. É bom demais’. Sou fã desde então. O Yardbirds estava muito à frente de todas as outras bandas. Eles eram fantásticos.”

Jeff Beck morreu em janeiro de 2023, aos 78 anos, de meningite bacteriana. Estava em plena atividade, tendo participado de um álbum com Ozzy Osbourne e gravado um disco ao lado do ator Johnny Depp pouco antes de falecer.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesO guitarrista que Ritchie Blackmore cita como seu favorito
André Luiz Fernandes
André Luiz Fernandes
André Luiz Fernandes é jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Interessado em música desde a infância, teve um blog sobre discos de hard rock/metal antes da graduação e é considerado o melhor baixista do prédio onde mora. Tem passagens por Ei Nerd e Estadão.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades