Mesmo afastado dos palcos por problemas de saúde, Ozzy Osbourne se prepara para sua despedida em breve. No dia 5 de julho, o artista de 76 anos cantará pela última vez com a formação original do Black Sabbath e também realizará um set solo. A apresentação acontecerá no Villa Park, estádio em Birmingham, cidade inglesa onde a banda foi formada.
Por causa da condição física debilitada, o Madman não conseguirá executar um show completo ao lado do grupo. Durante seu programa de rádio Ozzy Speaks, da SiriusXM, o artista revelou que participará apenas de “pequenos trechos” da performance.
Conforme transcrição do Music-News.com, ele disse:
“Não estou planejando fazer um set [inteiro] com o Black Sabbath, mas pequenos trechos. Estou fazendo o que posso, o que me deixa confortável.”
O cantor sofre com o Parkinson há anos e contou recentemente que não consegue mais andar. Ainda assim, ressaltou que não é um inválido e que está fazendo o possível para dar o seu melhor no evento:
“Estou tentando ficar em pé… Quando você se levanta de manhã, simplesmente salta da cama. Eu preciso me equilibrar, mas não estou morto. Ainda estou ativamente fazendo coisas.”
Voz intacta
Segundo Sharon Osbourne, a voz do marido continua intacta. Ao The Sun, a esposa e empresária destacou o potencial vocal do cantor, cuja última apresentação completa ocorreu em dezembro de 2018:
“Ele está muito feliz por estar voltando e muito emocionado com isso. Parkinson é uma doença progressiva. Não é algo que você pode estabilizar. Ela afeta diferentes partes do corpo e afetou suas pernas. Mas a voz dele está tão boa quanto sempre foi.”
Ozzy Osbourne e a despedida do Black Sabbath
A ideia da formação original do Black Sabbath fazer um show de despedida já vinha sendo cogitada pelos próprios membros publicamente. Em maio de 2024, Ozzy Osbourne levantou a possibilidade em episódio do podcast The Madhouse Chronicles. Desde então, os outros músicos também passaram a manifestar interesse.
De acordo com Sharon Osbourne, foi seu marido quem realizou a proposta formal da última apresentação. Nas palavras da empresária, o vocalista sempre esteve em contato com os antigos colegas e, ao decidir dar um adeus definitivo aos palcos devido aos problemas de saúde, decidiu chamá-los para participar do momento.
Ao site Birmingham Live (via Ultimate Guitar), ela explicou:
“Deixei a decisão na mão de Ozzy. Ele está em contato constante com Tony [Iommi] e Geezer [Butler]. E Bill [Ward] também. Eles conversam o tempo todo. Ozzy disse: ‘vou fazer meu último show, minha despedida. Vocês poderiam tocar Sabbath comigo?’. Ele não conseguia fazer isso sozinho. E todos disseram sim. Quando souberam que era para caridade, foi fácil […]. Para Ozzy, é um adeus para seus fãs. Os outros caras do Sabbath continuarão com seus vários projetos, mas para Ozzy é definitivamente uma despedida.”
Conversando com a NME, Tony Iommi comentou sobre seu colega e destacou a importância de Ozzy subir ao palco neste momento:
“Fazer esse show vai fazer bem para ele. Vai mesmo. É disso que se trata: ele quer fazer alguma coisa.”
Sobre o show
O Black Sabbath anunciou o último show de sua carreira com a formação original. Acontecerá em 5 de julho, no Villa Park, estádio em Birmingham, cidade inglesa onde a banda foi formada. Todos os lucros irão para as instituições de caridade Cure Parkinson’s, Birmingham Children’s Hospital e Acorn Children’s Hospice.
O evento também verá inúmeras apresentações de outros ícones da cena. Ozzy Osbourne (solo), Metallica, Slayer, Pantera, Gojira, Alice in Chains, Halestorm, Lamb of God, Anthrax e Mastodon estão escalados, além de convidados adicionais Billy Corgan (Smashing Pumpkins), David Draiman (Disturbed), Duff McKagan, Fred Durst (Limp Bizkit), Lzzy Hale, Jake E. Lee, Jonathan Davis (Korn), K.K. Downing, Mike Bordin (Faith No More), Papa V Perpetua (Ghost), Rudy Sarzo, Sammy Hagar, Slash, Sleep Token II (Sleep Token), Tom Morello e Wolfgang Van Halen.
O último show do Black Sabbath até o momento ocorreu no dia 4 de fevereiro de 2017, na Genting Arena, em Birmingham, Inglaterra. À época, Tommy Clufetos, integrante da banda solo de Ozzy, substituía Bill Ward nas baquetas.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.