...

A reação de Jordan Rudess a fala de Mike Portnoy sobre Mike Mangini

Tecladista do Dream Theater reconheceu que a abordagem dos bateristas é diferente, mas elogiou ambos os músicos

Para Mike Portnoy, ele e o seu substituto no Dream Theater, Mike Mangini, têm abordagens muito diferentes na bateria. Quando perguntado a respeito recentemente, o membro fundador descreveu o ex-integrante como “muito metódico” e com a “tendência de fazer algo que poderia ser simples parecer complicado”.

­

- Advertisement -

O assunto surgiu durante entrevista ao canal The Metal Voice. Ao mencionar a presença de “Barstool Warrior” – música gravada por Mangini para o álbum “Distance Over Time” (2019) – no setlist, Portnoy relatou:

“Ele é muito metódico. Está sempre ciente do que está tocando e como utiliza suas pernas e mãos. Eu não sou esse tipo de baterista […]. Acho que ele tem a tendência de fazer algo que poderia ser simples parecer complicado. E não estou tentando insultá-lo, estou apenas observando a diferença nos estilos. Ele é do tipo que provavelmente tocaria a mesma parte exatamente como está no álbum, de forma consistente, todas as noites.”

Fotos: Gustavo Diakov / @xchicanox

Jordan Rudess, tecladista do Dream Theater, reagiu à declaração. Ao canal El Cuartel del Metal, o músico de certa forma discordou do colega, apesar de reconhecer que ambos os bateristas possuem estilos distintos. 

Conforme transcrição da Ultimate Guitar, o artista explicou o seu ponto: 

“A abordagem deles é muito diferente. Eu não diria isso. Eu descreveria a forma de tocar do Portnoy como sendo muito fluida, muito natural e musical, enquanto alguém como Mangini, que é um dos maiores bateristas do planeta, consegue tocar coisas que ninguém mais consegue. É difícil dizer algo negativo. Você nunca me verá falando nada negativo sobre nenhum dos dois.”

Na opinião de Jordan, Mangini é “realmente técnico” e “preciso”, enquanto Portnoy, por mais que também consiga tocar composições mais complexas, prioriza uma abordagem mais natural: 

“E tenho sorte de poder trabalhar com alguns dos melhores bateristas do mundo. Acho que, se tivesse que dizer algo, diria que Mangini é realmente técnico, no sentido de ser extremamente preciso. Ele consegue fazer coisas que nenhum mortal realmente consegue, sabe? E o Mike também consegue tocar coisas difíceis. Mas ele aborda isso de uma forma diferente — ele não necessariamente tenta tocar o que é mais difícil, e sim tocar o que melhor se encaixa na composição.”

Foto: Paty Sigiliano @paty_sigilianophotos

Mike Mangini e Mike Portnoy

Mike Mangini e Mike Portnoy têm amizade há muitos anos, o que ficou claro ao tirarem e postarem uma foto juntos em março de 2022 – quando o Dream Theater tocou no Beacon Theatre, em Nova York, Estados Unidos. Durante entrevista à plataforma Drumeo, o baterista original da banda contou a respeito da relação:

“Eu era amigo de Mike Mangini antes de ele conhecer qualquer um dos caras do Dream Theater. Éramos amigos nos anos 90, quando ele ainda tocava no Extreme. Participamos de encontros musicais juntos. Ele é um velho amigo e eu nunca ficaria bravo com o cara por ter entrado no meu lugar. Como ele não poderia aceitar? Foi uma grande oportunidade. Foi bom quando todos os ressentimentos sumiram, porque foram anos difíceis no início da separação.”

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioNotíciasA reação de Jordan Rudess a fala de Mike Portnoy sobre Mike...
Maria Eloisa Barbosa
Maria Eloisa Barbosahttps://igormiranda.com.br/
Maria Eloisa Barbosa é jornalista, 24 anos, formada pela Faculdade Cásper Líbero. Colabora com o site Keeping Track e trabalha como assistente de conteúdo na Rádio Alpha Fm, em São Paulo.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades