Jeff Loomis deixou o Arch Enemy em dezembro de 2023. À época, a banda escreveu em nota que o guitarrista estava “em um lugar e momento da vida em que precisava sair” e que a separação foi amigável.
Surpreendentemente, no fim de 2024, o músico deu a entender que retomaria o Nervermore – grupo cujas atividades encerraram em 2011. Por meio das redes sociais, o guitarrista e o baterista Van Williams confirmaram a volta no último mês de janeiro, abrindo também uma audição geral para definir novos vocalista e baixista.
Conversando com o canal Metal Magnitude, Loomis explicou por que tomou tais decisões para sua carreira. A principal motivação para abandonar o Arch Enemy veio da vontade de “estar no controle” do próprio trabalho, segundo o músico.
Conforme transcrição do site Blabbermouth, ele disse:
“Tive dez anos incríveis com o Arch Enemy. Fiz parte da banda, mas saí há cerca de um ano porque queria voltar a estar no controle da minha própria música.”
Por todo o histórico ao lado do Nervmore, Loomis resolveu então reativar a banda com uma nova formação. Como Warrel Dane, vocalista, faleceu em 2017, e Jim Sheppard, baixista e membro fundador, permaneceu incomunicável, ele e Williams passaram a procurar substitutos:
“Estou reformando minha antiga banda, o Nevermore. Isso foi uma parte muito importante da minha vida por um longo tempo. E, como todos sabemos, o vocalista do Nevermore, Warrel Dane, faleceu há cerca de cinco anos. Então, estamos à procura de um novo vocalista e baixista. E vamos voltar, renovar a banda, e ela será maior e melhor do que nunca. Esses são os planos para 2025.”
Em recente atualização, o guitarrista revelou que recebeu mais de 650 testes para integrar a banda. No momento, os artistas estão selecionando os candidatos que passarão para a próxima fase. Novas informações devem chegar em breve.
A respeito das possíveis escolhas, ele já adiantou em entrevista ao site da Seymour Duncan (via Blabbermouth):
“Já temos um novo [segundo] guitarrista, mas estamos em busca de um novo baixista e de um novo vocalista. É nisso que estamos focados agora. Estamos levando nosso tempo com isso. Queremos ter certeza de que estamos fazendo tudo da maneira certa e encontrar alguém que honre o nome de Warrel Dane, mas que também consiga cantar como ele, trazendo um pouco de sua própria identidade e valor pessoal.”
A crítica de Jim Sheppard à iniciativa
Por meio do Facebook (via Blabbermouth), a brasileira Priscila Sheppard, esposa de Jim Sheppard, havia publicado uma nota apresentando o lado de seu marido sobre a situação. O músico não foi consultado pelos antigos parceiros e sua cônjuge definiu os planos como “completamente desrespeitosos”.
Ela afirmou:
“James nunca foi contatado sobre os planos de Van com Jeff usando o nome Nevermore. Lamento que vocês tenham pensado que James está envolvido. Não sabemos sobre os planos deles e é completamente desrespeitoso da parte deles usar o nome Nevermore sem consultar Jim Sheppard, já que ele é um dos fundadores da banda. Estamos esperando por esclarecimentos sobre esse suposto projeto e prosseguiremos a partir daí, independentemente de eles esclarecerem ou não.”
Posteriormente, ao Blabbermouth, o próprio Sheppard emitiu um comunicado a respeito do assunto. No texto, o baixista disse que nunca recebeu qualquer contato dos antigos colegas, mas desejou o melhor nessa nova etapa:
“É verdade, estou aposentado. Gosto da minha nova vida no Alasca, acompanhando ursos com minha esposa Priscila, que é fotógrafa da vida animal […]. Mas fico decepcionado por ninguém ter me procurado em relação ao nome Nevermore um nome que significa sangue, suor e lágrimas. Dito isso, desejo a eles tudo de melhor.”
Sobre o Nevermore
Banda americana de metal que fundiu elementos de thrash, power e progressivo, o Nevermore surgiu em 1991, após o vocalista Warrel Dane e o baixista Jim Sheppard deixarem o Sanctuary. Sete álbuns de estúdio foram lançados entre 1995 e 2010. Em 2011, as atividades foram encerradas.
Além de Dane (falecido em 2017) e Sheppard, a formação final contava com Jeff Loomis (integrante desde 1992) na guitarra, além de Van Williams (desde 1994) na bateria.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.