...

Por que Jeff Loomis deixou o Arch Enemy e retomou o Nevermore

Guitarrista detalhou motivos que o levaram a seguir novo caminho na carreira e revelou quais são seus ambiciosos planos para 2025

Jeff Loomis deixou o Arch Enemy em dezembro de 2023. À época, a banda escreveu em nota que o guitarrista estava “em um lugar e momento da vida em que precisava sair” e que a separação foi amigável.

Surpreendentemente, no fim de 2024, o músico deu a entender que retomaria o Nervermore – grupo cujas atividades encerraram em 2011. Por meio das redes sociais, o guitarrista e o baterista Van Williams confirmaram a volta no último mês de janeiro, abrindo também uma audição geral para definir novos vocalista e baixista. 

- Advertisement -

Conversando com o canal Metal Magnitude, Loomis explicou por que tomou tais decisões para sua carreira. A principal motivação para abandonar o Arch Enemy veio da vontade de “estar no controle” do próprio trabalho, segundo o músico. 

Conforme transcrição do site Blabbermouth, ele disse: 

“Tive dez anos incríveis com o Arch Enemy. Fiz parte da banda, mas saí há cerca de um ano porque queria voltar a estar no controle da minha própria música.”

Por todo o histórico ao lado do Nervmore, Loomis resolveu então reativar a banda com uma nova formação. Como Warrel Dane, vocalista, faleceu em 2017, e Jim Sheppard, baixista e membro fundador, permaneceu incomunicável, ele e Williams passaram a procurar substitutos: 

“Estou reformando minha antiga banda, o Nevermore. Isso foi uma parte muito importante da minha vida por um longo tempo. E, como todos sabemos, o vocalista do Nevermore, Warrel Dane, faleceu há cerca de cinco anos. Então, estamos à procura de um novo vocalista e baixista. E vamos voltar, renovar a banda, e ela será maior e melhor do que nunca. Esses são os planos para 2025.”

Em recente atualização, o guitarrista revelou que recebeu mais de 650 testes para integrar a banda. No momento, os artistas estão selecionando os candidatos que passarão para a próxima fase. Novas informações devem chegar em breve.

A respeito das possíveis escolhas, ele já adiantou em entrevista ao site da Seymour Duncan (via Blabbermouth):

“Já temos um novo [segundo] guitarrista, mas estamos em busca de um novo baixista e de um novo vocalista. É nisso que estamos focados agora. Estamos levando nosso tempo com isso. Queremos ter certeza de que estamos fazendo tudo da maneira certa e encontrar alguém que honre o nome de Warrel Dane, mas que também consiga cantar como ele, trazendo um pouco de sua própria identidade e valor pessoal.”

A crítica de Jim Sheppard à iniciativa

Por meio do Facebook (via Blabbermouth), a brasileira Priscila Sheppard, esposa de Jim Sheppard, havia publicado uma nota apresentando o lado de seu marido sobre a situação. O músico não foi consultado pelos antigos parceiros e sua cônjuge definiu os planos como “completamente desrespeitosos”.

Ela afirmou:

“James nunca foi contatado sobre os planos de Van com Jeff usando o nome Nevermore. Lamento que vocês tenham pensado que James está envolvido. Não sabemos sobre os planos deles e é completamente desrespeitoso da parte deles usar o nome Nevermore sem consultar Jim Sheppard, já que ele é um dos fundadores da banda. Estamos esperando por esclarecimentos sobre esse suposto projeto e prosseguiremos a partir daí, independentemente de eles esclarecerem ou não.”

Posteriormente, ao Blabbermouth, o próprio Sheppard emitiu um comunicado a respeito do assunto. No texto, o baixista disse que nunca recebeu qualquer contato dos antigos colegas, mas desejou o melhor nessa nova etapa:

“É verdade, estou aposentado. Gosto da minha nova vida no Alasca, acompanhando ursos com minha esposa Priscila, que é fotógrafa da vida animal […]. Mas fico decepcionado por ninguém ter me procurado em relação ao nome Nevermore um nome que significa sangue, suor e lágrimas. Dito isso, desejo a eles tudo de melhor.”

Sobre o Nevermore

Banda americana de metal que fundiu elementos de thrash, power e progressivo, o Nevermore surgiu em 1991, após o vocalista Warrel Dane e o baixista Jim Sheppard deixarem o Sanctuary. Sete álbuns de estúdio foram lançados entre 1995 e 2010. Em 2011, as atividades foram encerradas.

Além de Dane (falecido em 2017) e Sheppard, a formação final contava com Jeff Loomis (integrante desde 1992) na guitarra, além de Van Williams (desde 1994) na bateria. 

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioNotíciasPor que Jeff Loomis deixou o Arch Enemy e retomou o Nevermore
Maria Eloisa Barbosa
Maria Eloisa Barbosahttps://igormiranda.com.br/
Maria Eloisa Barbosa é jornalista, 24 anos, formada pela Faculdade Cásper Líbero. Colabora com o site Keeping Track e trabalha como assistente de conteúdo na Rádio Alpha Fm, em São Paulo.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades