Em maio, o Iron Maiden dará início à sua turnê comemorativa de 50 anos, intitulada “Run for Your Lives”. Por ser uma celebração especial, as atenções se voltam para o setlist, tema que geralmente termina em polêmica nas discussões entre os fãs do grupo — e Dave Murray deu uma ideia do que podemos esperar.
O guitarrista, único além do baixista Steve Harris a ter participado de todos os álbuns de estúdio, abordou o assunto em entrevista ao Music Radar. Inicialmente, Murray comentou sobre a produção da tour, que promete ser grande e diferente do habitual.
Ele disse:
“Não parece fazer 50 anos desde que fiz meu primeiro teste para a banda. E, obviamente, aconteceu tanta coisa em todos esses anos – certamente muitas turnês! Mas essa turnê vai ser muito especial. A produção será algo que nunca fizemos antes. E como vamos tocar apenas canções antigas, vai ser meio que como uma aula de história da banda.”
Conforme apontado por Dave, o Maiden só tocará músicas do período entre o álbum homônimo de estreia, de 1980 e “Fear of the Dark” (1992). É justamente no setlist que mora o grande mistério, sobre o qual Dave deu algumas dicas.
Pelas palavras do músico, os primeiros discos devem estar bem representados:
“É uma oportunidade maravilhosa tocar esse set em particular. Vamos selecionar algumas músicas com as quais começamos quando estávamos tocando em pubs. Então vai ter um monte de coisas que não tocamos há sabe Deus quanto tempo, e vai ser divertido revisitar isso.
Isso mostra o quão fortes essas primeiras canções são e que somos capazes de tocá-las 50 anos mais tarde. Elas passaram pelo teste do tempo. E, obviamente, muitas das pessoas mais jovens no público não viram essas canções sendo tocadas ao vivo antes. Então vai ser um salto incrível de volta para o futuro. Ou avançando para o passado. Um desses!”
Iron Maiden com surpresas a caminho
O setlist da “Run for Your Lives” segue um mistério, mas os fãs esperam que o Iron Maiden surpreenda. Bruce Dickinson falou a respeito disso em uma mensagem em vídeo no final do ano passado, onde também prometeu “coisas nunca feitas antes”.
O vocalista disse:
“Faremos coisas que nunca fizemos antes e será um setlist memorável. Então, vejo vocês lá. E não vai parar em 2025. Vai seguir em 2026 porque há partes do mundo que precisamos visitar e que não podemos visitar em 2025. Então aí está.”
Bruce ainda ressaltou que o grupo está investindo pesado no novo show. Os ingressos das datas anunciadas já estão esgotados. O cantor afirmou:
“2025 será algo especial. Honestamente, estamos investindo bastante na turnê. Não que eu precise contar a ninguém, porque basicamente a turnê já está com ingressos esgotados. Então, para aqueles que compraram ingressos, que é como todos vocês, vai ser muito, muito legal. Estou realmente ansioso por isso.”
A “Run for Your Lives” começa pela Europa entre maio e agosto de 2025. A expectativa é que o Brasil seja contemplado no ano seguinte. O país terá visita de Dickinson em carreira solo para performance no festival The Town, em 7 de setembro.
A excursão também marca a estreia de Simon Dawson (British Lion) na bateria, ocupando a vaga deixada por Nicko McBrain no final de 2024.
As datas confirmadas até agora são as seguintes:
- 27 de maio – Budapest Aréna, Budapeste, Hungria *
- 31 de maio – Letnany Airport, Praga, República Tcheca *
- 01 de junho – TIPOS Arena, Bratislava, Eslováquia *
- 05 de junho – Trondheim Rocks, Trondheim, Noruega (Festival)
- 07 de junho – SR-Bank Arena, Stavanger, Noruega *
- 09 de junho – Royal Arena, Copenhague, Dinamarca *
- 12 de junho – 3Arena, Estocolmo, Suécia *
- 13 de junho – 3Arena, Estocolmo, Suécia *
- 16 de junho – Estádio Olímpico, Helsinque, Finlândia *
- 21 de junho – Utilita Arena, Birmingham, Inglaterra ^
- 22 de junho – Co-op Live, Manchester, Inglaterra ^
- 25 de junho – Malahide Castle, Dublin, Irlanda *^
- 28 de junho – Longon Stadium, Londres, Inglaterra *^
- 30 de junho – OVO Hydro, Glasgow, Escócia ^
- 03 de julho – Festival Eurockéennes, Belfort, França (Festival)
- 05 de julho – Estadio Cívitas Metropolitano, Madrid, Espanha **
- 06 de julho – MEO Arena, Lisboa, Portugal **
- 09 de julho – Hallenstadion, Zurique, Suíça **
- 11 de julho – Veltins-Arena, Gelsenkirchen, Alemanha **
- 13 de julho – Stadio Euganeo, Padova, Itália **
- 15 de julho – Bürgerweide, Bremen, Alemanha **
- 17 de julho – Estádio Ernst Happel, Viena, Áustria **
- 19 de julho – Paris La Défense Arena, Paris, França **
- 23 de julho – GelreDome, Arnhem, Holanda **
- 25 de julho – Deutsche Bank Park, Frankfurt, Alemanha **
- 26 de julho – Cannstatter Wasen, Stuttgart, Alemanha **
- 29 de julho – Waldbühne, Berlim, Alemanha **
- 02 de agosto – PGE Narodowy, Varsóvia, Polônia **
Abertura:
Um asterisco = Halestorm
Circunflexo = The Raven Age
Dois asteriscos = Avatar
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.