...

O único problema de se tocar com Yngwie Malmsteen no G3, segundo Joe Satriani

Guitarrista elogiou colega de profissão, conhecido pela personalidade difícil, mas afirmou que ele “não está acostumado a não ser o foco do show”

Joe Satriani teve a oportunidade de excursionar ao lado de Yngwie Malmsteen por meio do projeto G3 — responsável por reunir diferentes guitarristas ao longo dos anos. Juntamente de Steve Vai, os dois músicos realizaram uma série de shows em 2003, que deu origem ao álbum ao vivo “G3: Rockin’ in the Free World” (2004). 

Ao relembrar o período, Satriani exaltou o colega de profissão, conhecido pela personalidade complicada. Porém, revelou que enfrentava um certo problema ao dividir o palco com ele, já que o companheiro não estava acostumado ao “coletivo”. 

- Advertisement -

Em recente entrevista à Classic Rock, o guitarrista primeiramente contou:

“Se você convida Yngwie para alguma coisa, precisa estar ciente de quem está convidando. Dando os devidos créditos, ele sempre toca muito bem e entrega o espetáculo do Yngwie Malmsteen. O único problema que eu tinha era que, às vezes, ele não prestava atenção no que estava acontecendo no palco quando sua parte acabava.”

Sendo assim, Yngwie não tinha, por exemplo, muito senso de espaço. Por isso, Satriani, da maneira mais gentil possível, tentava sempre alertar o outro músico:

“Ele não está acostumado a não ser o foco do show. Então, como líder do show, eu respirava fundo e pensava: ‘preciso entender que Yngwie não está acostumado com esse tipo de coisa’. Tentávamos ser o mais gentis possível. Por exemplo, eu dizia: ‘quando o Steve estiver solando, não jogue sua guitarra para o alto bem ao lado dele, porque ele está de olhos fechados. Não quero que ele seja acertado na cabeça!’.”

Sobre o G3

Joe Satriani fundou o G3 em 1995. John Petrucci, Robert Fripp, Paul Gilbert, Phil Collen, Steve Morse, Steve Lukather, entre outros nomes, já participaram do projeto. 

O criador da ação revelou em 2018 que a ideia de unir importantes instrumentistas do meio surgiu porque o sucesso o isolou das pessoas. À rádio 107.7 The Bone, disse: 

“Toda a coisa começou comigo estando frustrado pelo sucesso me isolar de todo mundo, todos os meus amigos que eram músicos. Quando criança, sempre pensava que quando fosse um rockstar, estaria saindo com todos os meus amigos, farreando, tocando guitarra, falando do meu próximo disco, mas o oposto estava acontecendo. Sempre estava em outro país, outra cidade e meus amigos estavam em outro lugar e eu ficaria preso em um quarto de hotel, ou tocando as mesmas 20 músicas todas as noites. Pensei: ‘isso não é legal, está me fazendo ficar menos social como guitarrista’. Voltei e tive uma reunião com os caras da Bill Graham Management. Disse: ‘o que podemos fazer para me formalizar fazendo uma jam com meus amigos?’. Era só uma ideia maluca.”

Satriani, então, explicou por que pensou em apenas três guitarristas para a ação.

“Se fossem seis, tocando toda noite, todos tocariam 15 minutos. Seria difícil atrair alguém como Steve Vai dizendo: ‘você vai tocar 15 minutos, o que acha?’. Ele diria: ‘eu toco duas horas sozinho’. Montamos tudo para cada um tocar uma hora. Poderia tocar, promover seu novo disco, fazer o que quiser e, no fim, nos juntaríamos para uma jam de meia hora.”

Sobre Yngwie Malmsteen

Nascido em Hässelby-Vällingby, Suécia, Lars Johan Yngve Lannerbäck foi o pioneiro do estilo neoclássico, mesclando influências de música erudita ao hard/heavy em seu modo de tocar guitarra. Despontou na cena americana ao se juntar ao Steeler, que também revelou o vocalista Ron Keel.

Depois, participou do Alcatrazz, banda do cantor Graham Bonnet após sua saída do Rainbow. A seguir, partiu para a carreira solo que o consagrou de vez como um dos principais instrumentistas de sua geração. Ainda gravou e excursionou com G3, Generation Axe, Hear ‘N Aid, Tone Norum, Saxon, Derek Sherinian e Human Clay, entre outros.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesO único problema de se tocar com Yngwie Malmsteen no G3, segundo...
Maria Eloisa Barbosa
Maria Eloisa Barbosahttps://igormiranda.com.br/
Maria Eloisa Barbosa é jornalista, 24 anos, formada pela Faculdade Cásper Líbero. Colabora com o site Keeping Track e trabalha como assistente de conteúdo na Rádio Alpha Fm, em São Paulo.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades