Morreu aos 69 anos de idade o vocalista e guitarrista sueco Ragne Wahlquist. Ao lado do irmão, o baterista Styrbjörn Wahlquist, o músico fundou na década de 1970 o Heavy Load, banda considerada pioneira do heavy metal na Suécia, bem como um dos embriões do que viria a ser conhecido como “viking metal”.
A notícia veio através da rede de televisão SVT (via Blabbermouth). Não há informações sobre a causa de falecimento do artista.
Sabe-se que o Heavy Load trabalhava em seu quinto disco de estúdio, que deve ser concluído mesmo sem Ragne. O grupo havia retomado as atividades em 2017, depois de reuniões esporádicas ainda na década de 1980.
Heavy Load e Ragne Wahlquist
O Heavy Load foi criado em 1974 pelos irmãos Wahlquist e contava ainda com Eddy Malm na guitarra e Torbjörn Ragnesjö no baixo em seu período clássico, na virada dos anos 70 para os 80. Seu trabalho de estreia, “Full Speed at High Level”, saiu em 1978. A banda ainda lançou o EP “Metal Conquest” (1981), “Death or Glory” (1982) e “Stronger Than Evil” (1983), antes de encerrar as atividades.
Durante a década de 80, Ragne e Styrbjörn comandaram o selo Thunderload Records e o Thunderload Studios, por onde lançaram os álbuns do Heavy Load, com exceção do primeiro. A dupla produziu artistas como Candlemass (com quem gravou o clássico “Epicus Doomicus Metallicus”, de 1986), Hammerfall e Yngwie Malmsteen.
O grupo dos irmãos teve reuniões em 1985 e 1987 antes de voltar de vez em 2017, com uma série de shows no ano seguinte, incluindo uma participação no Sweden Rock Festival.
Em 2023, a banda lançou seu quarto álbum de estúdio em comemoração aos 40 anos de existência, intitulado “Riders of the Ancient Storm”. O grupo foi um dos primeiros a abordar a temática viking em suas músicas, o que se tornaria comum com artistas conterrâneos como Bathory e Amon Amarth anos depois.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.