O guitarrista glam que se ofereceu para entrar no Foo Fighters

Dave Grohl confirmou oferta durante entrevista no fim dos anos 1990 — e fez pouco caso do candidato quando o grupo perdeu Franz Stahl

Em 1999, o Foo Fighters deixou de contar com o guitarrista Franz Stahl e chegou a gravar como um trio antes de Chris Shiflett assumir a vaga. No mesmo ano, Dave Grohl refletiu sobre mudança e confirmou um rumor da época, de que o grupo recebeu uma oferta um tanto inusitada para o posto.

O tema foi abordado em conversa com a revista Kerrang! (via FooArchive) logo após a saída de Stahl – que Grohl garantiu ter acontecido por divergências puramente musicais. O líder do grupo ouviu uma pergunta a respeito do contato de Tracii Guns, notório pelo trabalho com a banda de hard rock/glam metal L.A. Guns e membro fundador do Guns N’ Roses, que disponibilizou seus serviços.

- Advertisement -

Dave confirmou, mas não pareceu nada lisonjeado:

“Sim! (risos) Ele nos deu seu número de telefone. F*da-se ele. Eu não falei com ele e acho que já perdi seu número. Vamos deixar isso como está.”

Foo Fighters como trio

A perda de Franz Stahl foi a terceira da carreira do então jovem Foo Fighters. Em 1997, o grupo já havia ficado sem o baterista William Goldsmith, logo substituído por Taylor Hawkins, e sem o guitarrista Pat Smear, que voltou como músico contratado em 2005 e passou novamente a ser um integrante oficial em 2010.

O entrevistador também quis saber de Dave Grohl se era difícil trabalhar com ele. O frontman respondeu falando sobre o entrosamento dos músicos naquela altura:

“Acho que não. Nate (Mendel, baixista), Taylor e eu temos uma ótima relação. Eu normalmente apareço com uma música e não preciso dizer nada para Nate. Taylor e eu temos respeito um pelo outro porque ambos somos bateristas. Eu o deixo me dar uma direção porque ele é ótimo em fazer arranjos. Ele sempre leva uma canção de A para B, porque eu acho que ele passou tantos anos ouvindo Queen! Eu costumo apenas dar sugestões.”

A formação de trio do Foo Fighters – com Dave Grohl, Nate Mendel e Taylor Hawkins – existiu apenas durante as gravações do álbum “There is Nothing Left to Lose” (1999). Chris Shiflett entrou no fim do mesmo ano, a partir da turnê de divulgação, e permanece na banda até hoje.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesO guitarrista glam que se ofereceu para entrar no Foo Fighters
André Luiz Fernandes
André Luiz Fernandes
André Luiz Fernandes é jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Interessado em música desde a infância, teve um blog sobre discos de hard rock/metal antes da graduação e é considerado o melhor baixista do prédio onde mora. Tem passagens por Ei Nerd e Estadão.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades