...

Airton Diniz, um dos fundadores da Roadie Crew, morre aos 74 anos

Em comunicado, revista destacou "legado inestimável para o jornalismo cultural" deixado pelo jornalista; músicos do Sepultura e Angra prestaram condolências

Airton Diniz, um dos fundadores da revista especializada em rock e heavy metal Roadie Crew, morreu aos 74 anos. A causa do falecimento não foi revelada. 

Por meio de um comunicado publicado nas redes sociais no último domingo (5), a Roadie Crew relembrou a trajetória do jornalista, descrito como essencial para a consolidação do veículo “como referência na cena musical”. O texto destaca:

- Advertisement -

“A ROADIE CREW manifesta seu profundo pesar pelo falecimento de Airton Diniz, um de seus fundadores. Nascido em 12 de dezembro de 1950, Airton foi essencial para a consolidação da ROADIE CREW como referência na cena musical e deixa um legado inestimável para o jornalismo cultural.

A paixão por rock, heavy metal, futebol e jogos de futebol de botão uniu a família de Airton Diniz, onde Claudio Vicentin, ex-jogador promissor do Palmeiras, migrou para a música. Ao se desligar do esporte, o então promissor meia-esquerda passou a estudar bateria e montou uma banda chamada Cicatrix. Então, Airton, Claudio e Anselmo Teles criaram o fanzine ROADIE CREW. Nomeado por Cintia Diniz em homenagem aos roadies, o fanzine nasceu para celebrar o rock e o heavy metal. Em 1994, durante o ‘Philips Monsters of Rock’ em São Paulo, foi lançada a edição #00 do fanzine ROADIE CREW. Desde então, Airton Diniz voltou a sua vida para lutar em prol da valorização da música pesada.

Expressamos nossas condolências aos familiares, amigos e admiradores, reafirmando nossa gratidão por sua contribuição à história da música e da revista.”

Na seção de comentários, nomes como Andreas Kisser, guitarrista do Sepultura, e Felipe Andreoli, baixista do Angra, prestaram condolências. Já em uma postagem separada, o Angra declarou:

“Hoje é um dia de luto para o Rock Latino-americano. Perdemos um dos grandes nomes do metal nacional, um dos fundadores da lendária Revista Roadie Crew, que tanto contribuiu para a cultura musical e para o cenário do rock e do metal.

Airton sempre nos trouxe alegria, conhecimento musical e uma paixão contagiante pelo que fazia. Seu legado é imenso e nunca será esquecido.

Enviamos nossas sinceras condolências à sua família, aos amigos próximos e a toda a equipe da Revista Roadie Crew.”

Sobre Airton Diniz

A paixão de Airton Diniz pela música pesada começou com a descoberta dos Beatles. Conversando com o Whiplash em 2006, o editor-chefe da Roadie Crew contou:

“O fato mais marcante para que a música se tornasse algo importante em minha vida foi o aparecimento dos Beatles. Eu já me interessava pelo rock, que havia surgido alguns anos antes, como Buddy Holly, Elvis Presley e outros, mas eu ainda era muito criança. Acompanhei a revolução cultural e comportamental que teve início no final da década de 50 e se consolidou nos anos 60. A evolução disso teve como consequência o rock pesado, o nosso heavy metal, que a partir dos anos 70 se estabeleceu como o gênero musical mais globalizado que existe.”

No mesmo bate-papo, o jornalista também deu detalhes a respeito da fundação da Roadie Crew, primeiramente como uma fanzine, em 1994:

“Eu, o Claudio Vicentin e o Anselmo Teles começamos a produzir o fanzine em julho de 1994, já com o nome de Roadie Crew – nome sugerido pela Cíntia Diniz – e lançamos a edição experimental às vésperas do primeiro festival ‘Philips Monsters of Rock’ em São Paulo. Até o final de 1997 publicamos mais sete edições ainda como fanzine, quando então decidimos constituir a editora. No inicio de 1998 publicamos a edição de nº 8, já com características profissionais e com o código de barras com o registro do ISSN e, com base naquela edição, montamos um projeto para apresentar à Fernando Chinaglia Distribuidora. A proposta foi aprovada e a partir da edição nº 9 a Roadie Crew passou a ter circulação em todo o país, e se manteve com frequência bimestral até novembro de 2000, quando passou a ser mensal. Desde o início só utilizamos material editorial exclusivo e produzido especificamente para a revista, por nossos redatores ou colaboradores.”

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioNotíciasAirton Diniz, um dos fundadores da Roadie Crew, morre aos 74 anos
Maria Eloisa Barbosa
Maria Eloisa Barbosahttps://igormiranda.com.br/
Maria Eloisa Barbosa é jornalista, 24 anos, formada pela Faculdade Cásper Líbero. Colabora com o site Keeping Track e trabalha como assistente de conteúdo na Rádio Alpha Fm, em São Paulo.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades