Airton Diniz, um dos fundadores da revista especializada em rock e heavy metal Roadie Crew, morreu aos 74 anos. A causa do falecimento não foi revelada.
Por meio de um comunicado publicado nas redes sociais no último domingo (5), a Roadie Crew relembrou a trajetória do jornalista, descrito como essencial para a consolidação do veículo “como referência na cena musical”. O texto destaca:
“A ROADIE CREW manifesta seu profundo pesar pelo falecimento de Airton Diniz, um de seus fundadores. Nascido em 12 de dezembro de 1950, Airton foi essencial para a consolidação da ROADIE CREW como referência na cena musical e deixa um legado inestimável para o jornalismo cultural.
A paixão por rock, heavy metal, futebol e jogos de futebol de botão uniu a família de Airton Diniz, onde Claudio Vicentin, ex-jogador promissor do Palmeiras, migrou para a música. Ao se desligar do esporte, o então promissor meia-esquerda passou a estudar bateria e montou uma banda chamada Cicatrix. Então, Airton, Claudio e Anselmo Teles criaram o fanzine ROADIE CREW. Nomeado por Cintia Diniz em homenagem aos roadies, o fanzine nasceu para celebrar o rock e o heavy metal. Em 1994, durante o ‘Philips Monsters of Rock’ em São Paulo, foi lançada a edição #00 do fanzine ROADIE CREW. Desde então, Airton Diniz voltou a sua vida para lutar em prol da valorização da música pesada.
Expressamos nossas condolências aos familiares, amigos e admiradores, reafirmando nossa gratidão por sua contribuição à história da música e da revista.”
Na seção de comentários, nomes como Andreas Kisser, guitarrista do Sepultura, e Felipe Andreoli, baixista do Angra, prestaram condolências. Já em uma postagem separada, o Angra declarou:
“Hoje é um dia de luto para o Rock Latino-americano. Perdemos um dos grandes nomes do metal nacional, um dos fundadores da lendária Revista Roadie Crew, que tanto contribuiu para a cultura musical e para o cenário do rock e do metal.
Airton sempre nos trouxe alegria, conhecimento musical e uma paixão contagiante pelo que fazia. Seu legado é imenso e nunca será esquecido.
Enviamos nossas sinceras condolências à sua família, aos amigos próximos e a toda a equipe da Revista Roadie Crew.”
Sobre Airton Diniz
A paixão de Airton Diniz pela música pesada começou com a descoberta dos Beatles. Conversando com o Whiplash em 2006, o editor-chefe da Roadie Crew contou:
“O fato mais marcante para que a música se tornasse algo importante em minha vida foi o aparecimento dos Beatles. Eu já me interessava pelo rock, que havia surgido alguns anos antes, como Buddy Holly, Elvis Presley e outros, mas eu ainda era muito criança. Acompanhei a revolução cultural e comportamental que teve início no final da década de 50 e se consolidou nos anos 60. A evolução disso teve como consequência o rock pesado, o nosso heavy metal, que a partir dos anos 70 se estabeleceu como o gênero musical mais globalizado que existe.”
No mesmo bate-papo, o jornalista também deu detalhes a respeito da fundação da Roadie Crew, primeiramente como uma fanzine, em 1994:
“Eu, o Claudio Vicentin e o Anselmo Teles começamos a produzir o fanzine em julho de 1994, já com o nome de Roadie Crew – nome sugerido pela Cíntia Diniz – e lançamos a edição experimental às vésperas do primeiro festival ‘Philips Monsters of Rock’ em São Paulo. Até o final de 1997 publicamos mais sete edições ainda como fanzine, quando então decidimos constituir a editora. No inicio de 1998 publicamos a edição de nº 8, já com características profissionais e com o código de barras com o registro do ISSN e, com base naquela edição, montamos um projeto para apresentar à Fernando Chinaglia Distribuidora. A proposta foi aprovada e a partir da edição nº 9 a Roadie Crew passou a ter circulação em todo o país, e se manteve com frequência bimestral até novembro de 2000, quando passou a ser mensal. Desde o início só utilizamos material editorial exclusivo e produzido especificamente para a revista, por nossos redatores ou colaboradores.”
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.