Até hoje, Yoko Ono e John Lennon estão entre os casais mais famosos e polêmicos da música. Após se conhecerem em 1966, a artista japonesa e o saudoso integrante dos Beatles iniciaram um relacionamento e se casaram em 1969. A relação durou até 1980, quando o cantor morreu assassinado aos 40 anos de idade.
Além de ter sido apontado como um dos responsáveis pela separação do Fab Four, o relacionamento também ficou marcado pelos períodos de crise. Durante a gravação do disco “Mind Games” (1973), por exemplo, eles estavam separados. Porém, na opinião de Sean Lennon, filho do casal, o amor entre os dois nunca diminuiu.
Conversando com a BBC Radio 6 Music, o também artista afirmou que os pais não chegaram a encerrar a relação de fato em nenhum momento. Naquela época conturbada, ainda assim conversavam e mantinham contato.
Conforme transcrição do NME, ele explicou:
“Mesmo quando estavam separados, eles sempre conversavam, então acho que nunca realmente se separaram. Todas as coisas dele ainda estavam no apartamento com minha mãe, não foi como se eles tivessem tido uma separação de verdade. E, além disso, tudo o que meu pai pensava era nela.”
Ao seu ver, é claro o papel da mãe no disco em questão. Em suas próprias palavras, o material mostra quanto Lennon era apaixonado pela companheira, não só pelas letras, mas pela capa:
“Você olha para a capa do álbum, é uma colagem da minha mãe literalmente do tamanho de uma montanha, e ele é essa coisinha minúscula meio que desaparecendo ao fundo. Acho que fica claro qual era a visão dele sobre minha mãe na vida dele. Ela era monumental, obviamente. E o álbum inteiro é sobre ela.”
Para Sean, a conexão entre o casal era tão forte que, mesmo após 44 anos, Yoko ainda não superou o casamento com falecido músico. Ele disse:
“Eu cresci com minha mãe falando sobre meu pai todos os dias. Ela cortou o cabelo quando meu pai morreu. Eu acho que ela nunca superou esse relacionamento.”
Sobre “Mind Games”
No dia 16 de novembro de 1973, John Lennon lançou “Mind Games”, seu quarto disco de estúdio. Com 12 faixas, o disco foi gravado durante um período difícil da vida do músico, em que ele esteve separado de Yoko Ono. A faixa-título foi promovida como single.
Em julho último, uma versão expandida do trabalho chegou a público. Intitulado “Mind Games: The Ultimate Collection”, o material reúne 72 faixas, incluindo mixagens iniciais e registros do processo de criação. Sean Lennon cuidou da produção.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.