Apesar de Steve Harris ter mencionado uma possível pausa para o ano que vem, o Iron Maiden já tem muitos compromissos agendados. Celebrando 50 anos de história, a banda embarcará na turnê “Run for Your Lives” pela Europa entre maio e agosto.
Será a primeira série de shows desde a saída do baterista Nicko McBrain, que deu adeus aos palcos nas apresentações realizadas em São Paulo, no Allianz Parque, nos últimos dias 6 e 7 de dezembro. Simon Dawson, companheiro de Harris no British Lion, ocupará a função.
Outros continentes ainda não fazem parte da agenda, mas há expectativas para mais datas. No anúncio, o grupo sinalizou a continuação do giro em 2026 — e durante os shows no Brasil, o vocalista Bruce Dickinson disse que o grupo retornaria em até dois anos.
Sendo assim, fica perceptível que a Donzela de Ferro não pensa em aposentadoria para um futuro próximo. Recentemente, o próprio baixista e líder confirmou a ideia.
Conversando com a Music Radar, o músico refletiu a respeito da longevidade do Maiden. Em suas palavras, é “chocante” pensar que o grupo segue em atividade há cinco décadas e que ainda continua atraindo novos fãs de diferentes gerações.
Ele disse:
“É incrível que essa banda exista há 50 anos. Quando você realmente pensa sobre isso, é insano. Quantas músicas fizemos, quantos álbuns, quantas turnês… é muito louco. E é fantástico ver tantos jovens na plateia agora. Em alguns shows que fizemos recentemente, vimos crianças, como nove ou dez anos, e adolescentes ou pessoas na casa dos vinte e poucos anos. Então, ainda estamos gerando novos fãs o tempo todo. E acho que é porque fazemos um show bom e divertido. Nós ainda estamos tocando muito bem.”
Em seguida, Harris compartilhou as diferenças de tocar ao lado do Maiden e do British Lion, projeto que fundou em 2012:
“O engraçado é que quando eu excursiono com o British Lion e e tocamos em casas noturnas, penso que é a mesma coisa que eu fazia com o Maiden nos primeiros dias. Eu sentia falta desse tipo de desafio, de não saber se as pessoas iriam aparecer ou não e de tentar atrair o máximo de pessoas possível […]. E eu amo tocar com as duas bandas — Maiden e British Lion — porque eu sou o tipo de pessoa que gosta de se manter ocupada. Estou sempre fazendo alguma coisa.”
Por fim, o baixista demonstrou empolgação para as próximas turnês com ambas as bandas, deixando claro que esse ainda não é o fim da linha:
“Ao morar em Bahamas, pensei que isso poderia me ajudar a relaxar um pouco. E isso me fez relaxar um pouquinho. Mas assim que chego em casa, já estou pensando na próxima turnê. E isso é ótimo, porque é o que eu amo fazer.”
Mick Jagger, a referência
Em outro momento da conversa, Steve Harris destacou uma de suas grandes referências no que tange a longevidade: o oitentão Mick Jagger, vocalista dos Rolling Stones. O baixista comentou:
“Mick Jagger estabeleceu o padrão, em termos de condicionamento físico. Eu não sei exatamente o que ele faz, em termos de dieta, para se manter em forma, mas ele está em boa forma. E eu sou parente de Ronnie Wood agora [a filha de Steve, Faye, casou-se com o filho de Ronnie, Tyrone], então eu provavelmente poderia perguntar a ele e descobrir! Ronnie é um cara muto legal e muito pé no chão.”
Harris está com 68 anos atualmente. Para manter a forma, o baixista pratica seu esporte predileto — o mesmo de vários brasileiros.
“Eu ainda jogo futebol. Joguei duas vezes na Austrália durante a última turnê. Joguei tênis algumas vezes nesta turnê também. E venci um cara que estava na casa dos vinte. Então, ainda estou fazendo algo certo, eu acho. Da maneira como vejo, você tem que fazer isso enquanto ainda pode fisicamente. Vi alguns vídeos meus jogando futebol, correndo pela ponta, e acho que sou bem rápido, mas quando você assiste ao vídeo de novo, é como: ‘oh m#rda, não sou tão rápido assim’. Mas é diferente com a banda.”
Iron Maiden e aposentadoria
Durannte entrevista ao site Mariskal Rock concedida em julho, Steve Harris respondeu se o Iron Maiden considera uma aposentadoria depois de tantas décadas de trabalho.
Originalmente, o músico de 68 anos foi perguntado a respeito do encontro em 2022 com Paul Di’Anno, ex-vocalista do Maiden que faleceu no último mês de outubro. Na ocasião, o entrevistador quis saber se poderia haver algum tipo de participação envolvendo o cantor dos dois primeiros álbuns.
Harris não apenas respondeu à pergunta sobre uma eventual colaboração como, de forma espontânea, falou sobre aposentadoria. Ele disse:
“Não, acho que não, nem nenhum ex-membro da banda. No Iron Maiden, valorizamos o que estamos fazendo agora. No momento, não contemplamos fazer um grande ato final. Pode ser que quando formos pensar no final, consideremos, mas por enquanto, não sei. De qualquer forma, o final ainda não chegou.”
“Run for Your Lives”
A turnê “Run for Your Lives” apresentará um repertório focado nos nove primeiros álbuns. Ou seja: do trabalho de estreia homônimo, de 1980, até “Fear of the Dark”, de 1992.
Em nota, Bruce Dickinson afirma:
“O ano que vem será muito especial para o Iron Maiden e daremos aos nossos fãs uma experiência ao vivo única na vida. Esta é uma turnê que vai colocar um sorriso no seu rosto e alegria na sua garganta. Se você já nos viu antes, então prepare-se para levar essa experiência a um nível totalmente novo. Se você nunca nos viu antes, então o que diabos você estava esperando? Agora é sua chance de descobrir o que você estava perdendo! Iron Maiden’s definitely gonna get ya!”
O texto oficial destaca, ainda, um dos shows marcados: no dia 28 de junho, a banda toca no London Stadium, que se tornou a casa do West Ham — time de Steve Harris. Ele, Dave Murray, Adrian Smith e Nicko McBrain foram todos criados ao redor do local onde a arena foi construída, em Straford, para as Olimpíadas de 2012. Será o maior espaço no Reino Unido onde o grupo já se apresentou como headliner fora de festivais.
Harris declara:
“Meu amor pelo futebol e meu apoio ao West Ham não são segredo, e sei que muitos dos nossos fãs ao redor do mundo também compartilharam isso comigo. Então, estamos todos muito animados para tocar no London Stadium como parte da turnê ‘Run For Your Lives’. E, claro, não é só Londres — toda a turnê pelo Reino Unido será uma verdadeira celebração para todos nós. Poder levar esse show muito especial para todos os nossos fãs no Reino Unido e na Irlanda no ano que vem será uma ótima maneira de marcar os 50 anos do Iron Maiden. Mal podemos esperar para ver todos vocês lá!”
Rod Smallwood, empresário do Maiden, arremata:
“50 anos de Maiden e eu estive em 46 deles! Com mais de 100 milhões de álbuns vendidos e quase 2,5 mil shows em 64 países (e contando) para incontáveis milhões de fãs, ainda estamos amando cada segundo e consideramos cada turnê um novo desafio para trazer algo diferente e emocionante para nossos fãs. E para esta muito especial, estamos fazendo de tudo!
Vamos abranger clássicos e favoritas dos fãs dos primeiros nove álbuns, de ‘Iron Maiden’ a ‘Fear of the Dark’, muitos dos quais não tocamos há anos e muitos que provavelmente nunca mais tocaremos no futuro. Já estamos trabalhando duro há meses para montar um novo show ainda mais espetacular e elaborado que dará vida às músicas mais do que nunca fomos capazes de fazer antes. Este será um grande par de anos para o Iron Maiden e Eddie, é claro, e estamos muito animados com o que temos na manga para vocês, fãs, durante todo o nosso 50º ano. Eu prometo que todos vocês ficarão muito felizes!”
Confira o itinerário abaixo.
- 27 de maio – Budapest Aréna, Budapeste, Hungria *
- 31 de maio – Letnany Airport, Praga, República Tcheca *
- 01 de junho – TIPOS Arena, Bratislava, Eslováquia *
- 05 de junho – Trondheim Rocks, Trondheim, Noruega (Festival)
- 07 de junho – SR-Bank Arena, Stavanger, Noruega *
- 09 de junho – Royal Arena, Copenhague, Dinamarca *
- 12 de junho – 3Arena, Estocolmo, Suécia *
- 13 de junho – 3Arena, Estocolmo, Suécia *
- 16 de junho – Estádio Olímpico, Helsinque, Finlândia *
- 21 de junho – Utilita Arena, Birmingham, Inglaterra ^
- 22 de junho – Co-op Live, Manchester, Inglaterra ^
- 25 de junho – Malahide Castle, Dublin, Irlanda *^
- 28 de junho – Longon Stadium, Londres, Inglaterra *^
- 30 de junho – OVO Hydro, Glasgow, Escócia ^
- 03 de julho – Festival Eurockéennes, Belfort, França (Festival)
- 05 de julho – Estadio Cívitas Metropolitano, Madrid, Espanha **
- 06 de julho – MEO Arena, Lisboa, Portugal **
- 09 de julho – Hallenstadion, Zurique, Suíça **
- 11 de julho – Veltins-Arena, Gelsenkirchen, Alemanha **
- 13 de julho – Stadio Euganeo, Padova, Itália **
- 15 de julho – Bürgerweide, Bremen, Alemanha **
- 17 de julho – Estádio Ernst Happel, Viena, Áustria **
- 19 de julho – Paris La Défense Arena, Paris, França **
- 23 de julho – GelreDome, Arnhem, Holanda **
- 25 de julho – Deutsche Bank Park, Frankfurt, Alemanha **
- 26 de julho – Cannstatter Wasen, Stuttgart, Alemanha **
- 29 de julho – Waldbühne, Berlim, Alemanha **
- 02 de agosto – PGE Narodowy, Varsóvia, Polônia **
Abertura:
Um asterisco = Halestorm
Circunflexo = The Raven Age
Dois asteriscos = Avatar
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.