...

O clássico do Iron Maiden que soava como U2 e Steve Harris quase não ouviu

“Se o Steve não tivesse ouvido por acaso, eu nunca teria mostrado para ele”, contou Adrian Smith a respeito da música em questão

Dentre os grandes sucessos dos Iron Maiden, está “Wasted Years”. Lançada como single do álbum Somewhere in Time (1986), a faixa alcançou o 18º lugar na parada do Reino Unido e é uma das mais populares da banda nas plataformas digitais. Só no Spotify, acumula 164 milhões de reproduções. 

Curiosamente, a canção, que é presença carimbada nos shows, poderia não ter saído. Isso porque Adrian Smith, responsável pela composição, achava que a música soava muito como o U2 – o que ao seu ver desagradaria o líder Steve Harris

- Advertisement -

Conversando com a Music Radar, o guitarrista primeiramente explicou como a ideia surgiu. Em suas próprias palavras, tudo começou com um sintetizador:

“Eu tinha acabado de tirar da caixa um sintetizador de guitarra Roland, vindo do Japão, e, quando liguei, ele começou a fazer um barulho maluco. E eu simplesmente começar a tocar junto. Soava meio rítmico. E isso me deu uma música na hora.”

Então, ao gravar uma primeira versão da música, achou que lembrava muito os trabalhos de Bono e companhia. Por isso, ficou receoso de mostrá-la a Steve. Só que, no fim das contas, o colega acabou ouvindo por acidente e gostando. Adrian relembrou:

“Fiz uma pequena demo e soava um pouco como U2. Às vezes surgem ideias que você pensa que talvez não combinem com a banda, então nem ia mostrar para o Steve [Harris], mas ele me ouviu tocando durante um ensaio e disse: ‘isso é bom. Devemos usar isso’.”

Steve Harris (foto: Gustavo Diakov / @xchicanox)

O nascimento de “Wasted Years”

Assim, os músicos passaram a trabalhar no que virou “Wasted Years”. Segundo o guitarrista, a composição da letra aconteceu de maneira rápida e não envolveu mais ninguém no processo.

“Steve é engraçado. Você pode achar que ele não vai gostar, mas ele disse: ‘vamos tentar!’ E como o Bruce [Dickinson, vocalista] não estava por perto, compus a letra rapidamente também. Então foi composta bem rápido. Mas se o Steve não tivesse ouvido por acaso, eu nunca teria mostrado para ele.”

Adrian Smith (foto: Gustavo Diakov / @xchicanox)

Anteriormente, Smith já havia contado a mesma história. Para a revista Total Guitar em 2015, conforme a Blabbermouth, relatou à época: 

“Eu estava experimentando com um pequeno gravador e acabei gravando aquele riff de ‘Wasted Years’. Estava mostrando algumas outras coisas para o Steve e toquei a música por acidente. Eu disse: ‘provavelmente você não vai gostar, porque é muito comercial’. Mas ele gostou muito e insistiu que usássemos.”

Iron Maiden e “Somewhere in Time”

Adrian Smith brilha como compositor em “Somewhere in Time”. O guitarrista assinou três das composições sozinho: “Sea of Madness” e as duas faixas escolhidas como singles para o disco, “Wasted Years” e “Stranger in a Strange Land”.

Dos singles, a mencionada “Wasted Years” se saiu melhor e permanece sendo a música mais lembrada do álbum, ao lado de “Heaven Can Wait”. Com o tempo, o disco ganhou disco de platina nos Estados Unidos e ouro no Brasil, com 100 mil cópias vendidas por aqui.

Embora não seja conceitual, “Somewhere in Time” dá ênfase a temas futuristas, que acabaram entrando até mesmo na identidade visual do encarte. Isso também acabou influenciando no som: enquanto Bruce Dickinson tinha ideias acústicas, Steve Harris, Smith e o guitarrista Dave Murray fizeram algumas experiências com guitarras sintetizadas, que foram incorporadas ao projeto.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesO clássico do Iron Maiden que soava como U2 e Steve Harris...
Maria Eloisa Barbosa
Maria Eloisa Barbosahttps://igormiranda.com.br/
Maria Eloisa Barbosa é jornalista, 24 anos, formada pela Faculdade Cásper Líbero. Colabora com o site Keeping Track e trabalha como assistente de conteúdo na Rádio Alpha Fm, em São Paulo.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades