...

O músico dos Beatles que impediu conclusão de “Now and Then” nos anos 90

Banda tentou finalizar demo deixada por John Lennon à época, mas não conseguiu porque um dos membros estava "um pouco farto"

Em novembro do ano passado, chegou a público a chamada “faixa final dos Beatles”. “Now and Then” contém a participação de todos os quatro membros do Fab Four, incluindo John Lennon — responsável por compor e gravar a demo inicial da música por volta de 1977 — e George Harrison, falecidos respectivamente em 1980 e 2001.

Juntamente de Paul McCartney e Ringo Starr, Harrison chegou a trabalhar na canção durante a década de 1990. Porém, à época, os músicos não conseguiram finalizar o material, que ficou de lado justamente por causa do guitarrista.

- Advertisement -

Segundo o baterista, o saudoso colega ficou “um pouco farto” durante o processo de conclusão. Por isso mesmo, os integrantes acharam melhor esquecer a ideia. 

À MusicWeek (via MusicRadar), ele revelou:

“Tentamos [terminá-la] nos anos 90 quando lançamos ‘Free as a Bird’, mas não deu muito certo porque não soava como John e George ficou um pouco farto. Ele não queria fazer uma terceira versão da música e então nós simplesmente a deixamos de lado. Mas agora a tecnologia está mais avançada. Simplesmente conseguiram extrair a voz de John de uma fita cassete. E foi como se John estivesse de repente lá.”

Além do mencionado avanço da tecnologia, outro fator que contribuiu para a retomada de “Now and Then” foi a iniciativa de Paul McCartney. Nas palavras de Ringo, Macca atuou como o responsável por resgatar a faixa, que concorre ao Grammy 2025 nas categorias Gravação do Ano e Melhor Performance de Rock: 

“Paul me disse: ‘Você lembra daquela faixa que fizemos? Bem, eu vou finalizá-la. Você pode tocar bateria nela?’. Eu respondi: ‘Claro, me envie os arquivos.’ É assim que fazemos agora. Fiz a parte da bateria e cantei no refrão. Paul fez um ótimo trabalho. Ele acrescentou os instrumentos de cordas e a guitarra solo, que deram à faixa uma emoção. Ficou muito boa,  vamos torcer por um Grammy.”

Beatles e “Now and Then”

Anos atrás, em 1995, havia rumores de que “Now and Then” seria disponibilizada como um single do projeto “The Beatles Anthology” (1995) – que lançou ao público “Free as a Bird” e “Real Love”. Mais tarde, em 2007, o jornal Daily Express revelou que Paul tinha planos de soltar uma versão finalizada da canção, com uma performance de arquivo do guitarrista George Harrison, além de Ringo Starr na bateria e eventuais acréscimos na letra.

A ideia foi descartada no período, mas em 2021, desta vez para a The New Yorker, o eterno baixista do Fab Four confirmou o desejo de concluir a música. Ao tomar conhecimento das novas possibilidades, o músico se sentiu ainda mais encorajado a seguir em frente no trabalho.

Como esclarecido por Macca anteriormente no X/Twitter, a inteligência artificial foi usada em “Now and Then” apenas para ajustar questões técnicas. A voz de John Lennon não foi emulada; é real.

A canção ganhou um videoclipe dirigido por Peter Jackson — famoso cineasta responsável pela trilogia “O Senhor dos Anéis” e pelo documentário “The Beatles: Get Back”. Ainda, um documentário de 12 minutos a respeito da criação, intitulado “Now and Then – The Last Beatles Song”, ficou disponível no YouTube.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesO músico dos Beatles que impediu conclusão de “Now and Then” nos...
Maria Eloisa Barbosa
Maria Eloisa Barbosahttps://igormiranda.com.br/
Maria Eloisa Barbosa é jornalista, 24 anos, formada pela Faculdade Cásper Líbero. Colabora com o site Keeping Track e trabalha como assistente de conteúdo na Rádio Alpha Fm, em São Paulo.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades