Noel Gallagher já deixou claro que fritar na guitarra não faz o seu estilo. Porém, o que o músico do Oasis não imaginava era que receberia uma crítica do próprio filho por não conseguir tocar de tal forma.
Conversando com o canal da Gibson no YouTube, o compositor, primeiramente, refletiu como o cenário musical mudou ao longo das décadas. Enquanto que, no passado, os artistas contavam com poucos recursos para iniciar a carreira, hoje em dia os jovens possuem acesso a muitos métodos que potencializam o aprendizado musical.
Conforme transcrição da Guitar Player, ele explicou:
“Vejo crianças tocando instrumentos e elas são ótimas. Hoje em dia há muito mais informações disponíveis quando você está começando, sobre equipamentos, o que fazem e o que você deveria fazer. Dicas para isso, vídeos para aquilo. Eles ficariam chocados com como as coisas eram na nossa época. Não sei como conseguimos.”
Puxando o gancho, Noel, então, mencionou os guitarristas “fritadores” e como um de seus filhos — Donavan, de 17 anos, ou Sonny, de 14 — chamou a atenção dele por não ser capaz de fazer o mesmo. Diante do comentário, a sua reação foi a seguinte:
“Meu filho diz: ‘você não consegue fritar na guitarra’. E eu penso: ‘graças a Deus’. Porque, se eu pudesse tocar guitarra assim, sabe o que eu estaria fazendo agora? Tocando guitarra assim.”
Noel Gallagher e os fritadores
Anteriormente, o músico havia opinado a respeito dos famosos shredders. Em entrevista à Guitar Player Magazine (via Ultimate Guitar) em 2018, quando perguntado a respeito, declarou:
“Eu não acho que fritar na guitarra seja ruim. Adoro ouvir grandes guitarristas. Acho que tocar guitarra é uma arte que está se perdendo hoje em dia. Você vê bandas que têm um cara com uma guitarra no ombro, mas ele não está tocando de verdade. Mas fritar não é para mim e também eu não faço questão. Ainda não ligo para guitarra solo. Só toquei solos porque ninguém mais podia.”
Oasis no Brasil
O Oasis voltará ao Brasil no ano que vem. Com a turnê de reunião “Oasis Live ‘25”, a banda realizará duas apresentações no estádio MorumBIS, em São Paulo, nos dias 22 e 23 de novembro de 2025. Ingressos para ambas as datas estão esgotados.
Até hoje, o Oasis veio quatro vezes ao país. A estreia se deu em 1998, durante a turnê de “Be Here Now”, com shows em São Paulo e Rio de Janeiro. Três anos depois, eles retornaram para a edição 2001 do Rock in Rio, tocando ao lado de Guns N’ Roses, Papa Roach, Ira! com Ultraje a Rigor, Carlinhos Brown e Pato Fu com a excursão que promoveu o disco “Standing on the Shoulder of Giants”.
Em 2006, eles tocaram em data única no Credicard Hall, em São Paulo, como parte da turnê “Don’t Believe the Truth”. O retorno final — até então — se deu em maio de 2009, para shows no Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba e Porto Alegre com a tour do álbum “Dig Out Your Soul”. A banda encerrou atividades três meses depois, confirmando sua reunião somente em agosto último.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.