Jerry Garcia se consagrou como líder do The Grateful Dead. Aos 53 anos, em 1995, o vocalista e guitarrista morreu em decorrência de um ataque cardíaco.
Desde então, inúmeros trabalhos póstumos do músico chegaram a público – sobretudo álbuns ao vivo. Agora, uma novidade envolvendo inteligência artificial também está disponível.
Conforme publicado pela Consequence, o espólio do artista estabeleceu uma parceria com a empresa ElevenLabs e recriou a sua voz por meio da IA. Porém, ao contrário do que se imagina, a finalidade não teve nada a ver com música.
Por meio do aplicativo ElevenReader, a voz de Jerry idealizada a partir do recurso tecnológico será capaz de ler audiolivros, e-books, artigos, poesias, histórias, PDFs e outros formatos em 32 idiomas. No futuro, o modelo também poderá aparecer em documentários narrados ou exposições de arte em áudio.
Keelin Garcia, filha de Jerry e uma das fundadoras da Jerry Garcia Foundation, responsável pelo seu legado, explicou à Billboard:
“Meu pai foi um artista pioneiro que abraçou tecnologias inovadoras de áudio e visuais. Nos anos 90, meu pai me apresentou ao computador, à arte digital e aos videogames. Agora, com a expansão das tecnologias, a tecnologia de áudio da ElevenLabs AI oferecerá aos fãs a primeira oportunidade de ouvir e reproduzir uma réplica da voz do meu pai lendo seus livros e outros conteúdos escritos favoritos.”
Outros artistas falecidos também tiveram suas vozes “reinventadas” para o aplicativo ElevenReader. Foi o caso de atores como Judy Garland, James Dean, Burt Reynolds e Sir Laurence Olivier.
Sobre Jerry Garcia
Multi-instrumentista, Jerry Garcia se sobressaiu pela capacidade de sustentar longas jams. Considerava a ação uma maneira de explorar além das possibilidades de uma música já composta.
Além de seu grupo principal, lançou uma série de trabalhos com a Jerry Garcia Band, além de discos em parceria com nomes como Howard Walers, Merl Saunders, David Grisman e John Kahn. Ainda participou de álbuns de Bob Dylan, Jefferson Airplane, David Crosby, Stephen Stills, Graham Nash e Tom Fogerty, entre outros.
Morreu no dia 9 de agosto de 1995, vítima de um ataque cardíaco em uma clínica de reabilitação em Forest Knolls, Califórnia, onde estava internado.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.