Voz de Jerry Garcia é recriada com IA, mas não para música

Por meio do recurso tecnológico, voz do saudoso líder do The Grateful Dead será capaz de ler livros em 32 idiomas nos mais variados formatos

Jerry Garcia se consagrou como líder do The Grateful Dead. Aos 53 anos, em 1995, o vocalista e guitarrista morreu em decorrência de um ataque cardíaco.

Desde então, inúmeros trabalhos póstumos do músico chegaram a público – sobretudo álbuns ao vivo. Agora, uma novidade envolvendo inteligência artificial também está disponível. 

- Advertisement -

Conforme publicado pela Consequence, o espólio do artista estabeleceu uma parceria com a empresa ElevenLabs e recriou a sua voz por meio da IA. Porém, ao contrário do que se imagina, a finalidade não teve nada a ver com música. 

Por meio do aplicativo ElevenReader, a voz de Jerry idealizada a partir do recurso tecnológico será capaz de ler audiolivros, e-books, artigos, poesias, histórias, PDFs e outros formatos em 32 idiomas. No futuro, o modelo também poderá aparecer em documentários narrados ou exposições de arte em áudio.

Keelin Garcia, filha de Jerry e uma das fundadoras da Jerry Garcia Foundation, responsável pelo seu legado, explicou à Billboard:

“Meu pai foi um artista pioneiro que abraçou tecnologias inovadoras de áudio e visuais. Nos anos 90, meu pai me apresentou ao computador, à arte digital e aos videogames. Agora, com a expansão das tecnologias, a tecnologia de áudio da ElevenLabs AI oferecerá aos fãs a primeira oportunidade de ouvir e reproduzir uma réplica da voz do meu pai lendo seus livros e outros conteúdos escritos favoritos.”

Outros artistas falecidos também tiveram suas vozes “reinventadas” para o aplicativo ElevenReader. Foi o caso de atores como Judy Garland, James Dean, Burt Reynolds e Sir Laurence Olivier.

Sobre Jerry Garcia

Multi-instrumentista, Jerry Garcia se sobressaiu pela capacidade de sustentar longas jams. Considerava a ação uma maneira de explorar além das possibilidades de uma música já composta.

Além de seu grupo principal, lançou uma série de trabalhos com a Jerry Garcia Band, além de discos em parceria com nomes como Howard Walers, Merl Saunders, David Grisman e John Kahn. Ainda participou de álbuns de Bob Dylan, Jefferson Airplane, David Crosby, Stephen Stills, Graham Nash e Tom Fogerty, entre outros.

Morreu no dia 9 de agosto de 1995, vítima de um ataque cardíaco em uma clínica de reabilitação em Forest Knolls, Califórnia, onde estava internado.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioNotíciasVoz de Jerry Garcia é recriada com IA, mas não para música
Maria Eloisa Barbosa
Maria Eloisa Barbosahttps://igormiranda.com.br/
Maria Eloisa Barbosa é jornalista, 24 anos, formada pela Faculdade Cásper Líbero. Colabora com o site Keeping Track e trabalha como assistente de conteúdo na Rádio Alpha Fm, em São Paulo.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades