Eric Clapton não esconde a admiração por Buddy Guy. Por diversas vezes, o Slowhand destacou como o lendário guitarrista o inspirou em sua carreira.
Ao longo dos anos, os dois viraram amigos e até dividiram o palco. Algumas das ocasiões incluem o The South Bank Session em 1987 e no Crossroads Guitar Festival de 2010.
Não surpreende então que, para Clapton, o colega de profissão seja o maior guitarrista vivo. Durante a cerimônia do Rock and Roll Hall of Fame em 2005, quando ficou responsável por introduzi-lo à instituição, o músico declarou (via Guitar Player):
“Ele foi para mim o que Elvis provavelmente foi para outras pessoas. Meu caminho foi traçado e ele foi meu piloto. Desde aqueles primeiros dias, Buddy se tornou a personificação genuína do que o blues deveria soar e parecer.”
Segundo a biografia oficial de Buddy Guy no Spotify, Clapton teria dito durante entrevista em 1985:
“Buddy Guy é até agora e sem dúvida o melhor guitarrista vivo. Ele realmente mudou a história do blues e do rock.”
Em 2011, o próprio guitarrista reagiu ao comentário. Conversando com o jornal Dallas Observer à época, Buddy agradeceu o elogio, mas ressaltou que ainda tinha um longo caminho a percorrer:
“Eu acho que Eric e B.B. King são os maiores. B.B. é o melhor de todos. Ele nos ensinou tudo o que sabíamos. É legal da parte do Eric dizer isso, mas eu ainda tenho que continuar e provar que consigo tocar alguns licks. Eu não levo isso como garantido. Mas, caramba, se o Eric diz que eu sou o melhor guitarrista de todos os tempos, então talvez eu seja.”
Sobre Buddy Guy
Com 88 anos, George “Buddy” Guy possui 8 estatuetas do Grammy em sua coleção, incluindo uma pelo conjunto de sua obra. Ainda foi homenageado no Rock and Roll Hall of Fame e Kennedy Center Honors, entre outros.
Buddy Guy lançou seu álbum solo de estúdio mais recente em setembro de 2022. “The Blues Don’t Lie” é o 34º trabalho de estúdio do músico. A produção ficou a cargo do parceiro de longa data Tom Hambridge. Entre os convidados especiais estão nomes como Mavis Staples, Elvis Costello, James Taylor e Jason Isbell.
Em material promocional, Buddy revela que a data de lançamento do disco marcou o 65º aniversário de sua chegada a Chicago, onde se tornou um dos principais nomes da cena. As músicas contam a história de sua jornada de vida.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.