Quando o revolucionário Eddie Van Halen surgiu para o grande público, no final dos anos 1970, uma verdadeira legião de guitarristas o acompanhou tentando replicar suas características. Não era difícil identificá-los ao longo da década de 1980 e agora Alex Van Halen contou qual era a reação do falecido músico ao ouvir alguns daqueles que considerava imitadores.
O baterista do Van Halen conversou com Ariel Levy em seu canal no YouTube (via Ultimate Guitar), enquanto divulga “Brothers”, livro a respeito da parceria de uma vida que teve com Eddie. Segundo Alex, as “imitações” poderiam ser entendidas como um início de inspiração por parte dos outros artistas.
Mesmo assim, o mais velho dos irmãos Van Halen admite que Eddie não gostava nada do que ouvia. O baterista afirmou:
“Ed costumava ficar louco com as pessoas o imitando. E imitação é o primeiro passo em se inspirar, porque o que você realmente quer fazer é inspirá-los a ir de… primeiro é a imitação, e depois você leva isso adiante. Mas imitar, sim, isso é incrível, mas não é exatamente o propósito do que você está fazendo.”
O próprio Eddie tinha suas influências na guitarra, mas estava longe de imitá-las. Para Alex, é importante construir algo a partir dessa inspiração inicial. Ele completou:
“Tudo é construído em cima de algo anterior. E se você pode dar um passo além, faça isso. Você nunca vai saber o quão longe pode ir até dar esse passo. E aquilo (as imitações) era parte disso, a coisa do ‘pulo’. Dê o salto, faça isso, dane-se todo o resto, apenas pule.”
Alex Van Halen concluiu dizendo que essa visão sobre inspiração não era exclusiva de Eddie. Todo o Van Halen funcionava dessa forma, sempre com a mentalidade de ir além.
Disse o artista:
“Esse era o sentimento geral de todos nós, e foi isso que fez a banda permanecer junta. Tem algo novo a cada esquina. Se você olhar para isso com um ângulo analítico ou emocional, há algo ali.”
Os imitadores de Eddie Van Halen
São muitos os guitarristas que citam Eddie Van Halen como influência. Era comum a comparação com músicos habilidosos que surgiram em especial nos anos 1980. No entanto, três acabaram acusados pelo próprio compositor de “Eruption” de imitá-lo.
Em matéria da Far Out Magazine, foi resgatada uma fala de Eddie sobre Rick Derringer, que chegou a ser expulso de uma turnê do Van Halen. O músico contou numa entrevista da época:
“Rick Derringer abriu para nós ano passado e ele fez exatamente o meu solo. Depois do show, estávamos sentados no bar e eu disse: ‘Ei, Rick. Eu cresci te ouvindo. Como você pode fazer isso? Não ligo que você use a técnica (tapping) – só não toque minha melodia’. E ele estava bêbado e estúpido e disse: ‘sim, sim, sim’. Na noite seguinte, ele tocou meu solo de novo e terminou o show com ‘You Really Got Me’ (cover do The Kinks), que é exatamente o que fazemos. Então eu odeio dizer isso, mas eu disse a ele: ‘Ei, se vai continuar fazendo isso, não vai abrir para nós’. Então o expulsei.”
Eddie ainda citou o veterano Johnny Winter como outro de seus “copiadores”, bem como Tom Scholz, do Boston, por quem o mais jovem dos irmãos Van Halen parecia nutrir uma antipatia em específico. Muitos outros o copiaram, mas nem todos o enfureceram tanto quanto esses.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.