Os dois clássicos do rock que fizeram David Gilmour se interessar por guitarra

Eterno guitarrista do Pink Floyd conheceu ambas as canções quando tinha cerca de 10 anos de idade e ficou "totalmente impressionado"

David Gilmour começou a nutrir interesse pela música ainda na infância. Por volta dos 11 anos de idade, o eterno guitarrista do Pink Floyd pegou emprestado um violão de seu vizinho e passou a tocá-lo, como já contou mais de uma vez. A partir daí, nunca mais parou. 

Pouco antes do episódio, dois clássicos do rock exerceram grande impacto na vida do músico e o motivaram a aprender o instrumento de seis cordas. Tanto é que o próprio atribuiu as faixas à profissão escolhida. São elas: “Rock Around the Clock”, popularizada pelo Bill Haley & His Comets, e “Jailhouse Rock”, hit na voz de Elvis Presley

- Advertisement -

Durante bate-papo compartilhado pelo site Far Out Magazine, Gilmour explicou: 

“Muita música teve um impacto em mim desde muito jovem, mas lembro de 1956, quando eu tinha dez anos, coisas como ‘Rock Around the Clock’ e ‘Jailhouse Rock’, me deixaram impressionado. Me fizeram pensar em pegar uma guitarra e tocar.”

Anteriormente, em 2015, David concedeu entrevista à Classic Rock e citou os artistas e músicas que moldaram seu caráter. Na ocasião, não deixou de mencionar as faixas, dizendo: 

“Houve vários momentos do tipo durante a vida. ‘Rock Around the Clock’, de Bill Haley, foi crucial para mim. Meses mais tarde veio ‘Jailhouse Rock’ de Elvis, também fundamental. Os Beatles foram importantíssimos. Jimi Hendrix também. E teve Pete Seeger quando eu era mais jovem. Aprendi violão com ele. Enfim, são muitos para nomear.”

Já à BBC, ainda revelou que “Rock Around the Clock” foi o primeiro single que comprou na vida. Ele relembrou: 

“O primeiro disco que comprei e que mudou a minha visão foi ‘Rock Around The Clock’, de Bill Haley, quando eu tinha dez anos. Essa foi a primeira vez em que pensei ‘isto é algo novo e original’. É difícil descrever o quão revolucionário isso me pareceu na época.”

David Gilmour atualmente

David Gilmour lançou o álbum solo “Luck and Strange” no último dia 6 de setembro. O trabalho conta com nove faixas – além de duas bônus para a versão em CD. Além de Polly Samson, o músico trabalhou com o co-produtor Charlie Andrew (Alt-JMarika Hackman).

Outros colaboradores incluem Guy Pratt (músico frequente do Pink Floyd), Steve Gadd e Roger Eno, entre outros. A capa é de Anton Corbijn e foi inspirada em uma letra escrita por um dos filhos de Gilmour, Charlie, para a faixa final do álbum, “Scattered”.

Há outros familiares envolvidos: Romany Gilmour toca harpa e faz vocais principais em “Between Two Points” (cover de Montgolfier Brothers), enquanto Gabriel Gilmour canta backing vocals no geral.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesOs dois clássicos do rock que fizeram David Gilmour se interessar por...
Maria Eloisa Barbosa
Maria Eloisa Barbosahttps://igormiranda.com.br/
Maria Eloisa Barbosa é jornalista, 24 anos, formada pela Faculdade Cásper Líbero. Colabora com o site Keeping Track e trabalha como assistente de conteúdo na Rádio Alpha Fm, em São Paulo.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades