Kiko Loureiro anuncia “Theory of Mind”, 1º álbum desde saída do Megadeth

Com lançamento marcado para 18 de outubro, disco traz guitarrista ao lado de Felipe Andreoli (baixo), Bruno Valverde (bateria) e Maria Ilmoniemi (teclados)

Kiko Loureiro confirmou para 18 de outubro seu próximo álbum solo. “Theory of Mind” é o sexto disco do guitarrista e o primeiro desde sua saída do Megadeth, confirmada no fim de 2023.

Dois singles foram disponibilizados nas últimas semanas: “Out of Nothing” e “Mind Rise”. No trabalho, Kiko é acompanhado de dois ex-colegas de Angra: o baixista Felipe Andreoli e o baterista Bruno Valverde. Sua esposa, Maria Ilmoniemi, fica a cargo dos teclados.

- Advertisement -

“Theory of Mind”, que pode ser encomendado no site oficial do músico, teve produção de Adair Daufembach e mixagem e masterização por Jacob Hansen. A capa foi desenhada por Gustavo Sazes. Ainda não se sabe o tracklist.

Em nota, o guitarrista reflete sobre o conceito do álbum:

“Quando comecei a escrever este álbum, senti que estava mais a explorar novas ideias do que a seguir um projeto definido. Para mim, a música sempre foi uma forma de revelar as camadas ocultas do pensamento e da emoção, e este álbum levou-me a territórios inexplorados. Não foi apenas um exercício conceitual ou intelectual. Foram experiências pessoais que me inspiraram a criar esta música, experiências que transformaram a forma como vejo o mundo.”

Confira abaixo a capa de “Theory of Mind” e os vídeos playthrough de “Out of Nothing” e “Mind Rise”.

Embora seja instrumental, “Theory of Mind” é amparado por alguns conceitos. O comunicado destaca que o álbum busca descrever a capacidade humana de reconhecer e interpretar os estados mentais, bem como reflete sobre a complexidade das interações sociais, especialmente no contexto de indivíduos que não conseguem fazer isso naturalmente.

Além disso, o material também aborda o impacto da inteligência artificial na compreensão emocional. Loureiro, segundo o comunicado, questiona o que significa quando máquinas começam a imitar a empatia e a compreensão humana, e como isso pode redefinir nossa própria identidade. Tal reflexão é obtida a partir de “elementos de tensão e harmonia que representam as complexidades da comunicação”.

Leia também:  Arch Enemy anuncia novo álbum “Blood Dynasty”

O próprio título, “Theory of Mind” (“Teoria da mente”), faz menção direta a um conceito também chamado de “mentalização”.

De acordo com a Stanford Encyclopedia of Philosophy, tal ideia “descreve a capacidade dos indivíduos de reconhecer e interpretar estados mentais, como crenças, desejos e intenções de outros”. A Fiocruz simplifica: é, basicamente, imaginar-se no lugar dos outros.

Essa habilidade é crucial para a empatia e a comunicação, mas à medida que a inteligência artificial avança, surge a questão: como essas máquinas poderão imitar ou compreender esses estados mentais? Ainda que sem acompanhar letras, as músicas de Kiko neste disco visam refletir sobre esse e outros pontos.

Sobre Kiko Loureiro

Nascido no Rio de Janeiro, Pedro Henrique Loureiro começou a carreira profissional tocando na banda de apoio do grupo Dominó. Também passou por A Chave, Blesqui Zátsaz e Supla.

A notoriedade veio quando se juntou ao Angra. Permaneceu como membro de palco até 2015, embora ainda seja atuante da parte de negócios – além de realizar participações especiais nos discos e apresentações, como da recente turnê acústica.

Integrou o Megadeth até 2023, tendo registrado os álbuns “Dystopia” (2016), e “The Sick, the Dying… and the Dead!” (2022), quando chegou a assinar parte do material em parceria com Dave Mustaine. Também gravou com nomes como Tarja Turunen, Derek Sherinian e Soulspell, entre vários outros, além de ter desenvolvido uma carreira solo.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioLançamentosKiko Loureiro anuncia “Theory of Mind”, 1º álbum desde saída do Megadeth
Igor Miranda
Igor Miranda
Igor Miranda é jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com pós-graduação em Jornalismo Digital. Escreve sobre música desde 2007. Além de editar este site, é colaborador da Rolling Stone Brasil. Trabalhou para veículos como Whiplash.Net, portal Cifras, revista Guitarload, jornal Correio de Uberlândia, entre outros. Instagram, Twitter e Facebook: @igormirandasite.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades