Uma das características dos Beatles que acabou influenciando várias outras bandas foi o fato de os quatro membros cantarem vocais principais. Mesmo John Lennon e Paul McCartney estando sempre na linha de frente, George Harrison e Ringo Starr tiveram a chance de ocupar a função em diversos momentos, com resultados marcantes.
No entanto, em 1968 o grupo foi além e colocou outra pessoa para cantar em uma de suas criações. É bem verdade que Yoko Ono já era quase uma integrante extraoficial àquela altura – o que causou uma série de desconfortos internos. Ainda assim, tê-la efetivamente atuante não deixou de ser uma novidade.
O momento aconteceu em “The Continuing Story of Bungalow Bill”, faixa do disco “The Beatles” (1968), popularmente conhecido como “White Album”. A letra foi baseada na história de Richard A. Cooke III, que foi visitar sua mãe, Nancy Cooke de Herrera, no retiro de Maharishi Mahesh Yogi em Rishikesh, na mesma época em que o Fab Four estava por lá.
Os dois combinavam as práticas espirituais com a caça de animais, o que incomodou bastante Lennon, que contou à revista Playboy, em resgate da Wikipedia:
“‘Bungalow Bill’ era sobre esse rapaz em Rishikesh, que atirava nos pobres tigres, e depois voltava para se cominar com Deus. Eu combinei um personagem chamado Jungle Jim, os Bangalôs que ficávamos e Buffalo Bill. Criei essa canção culminada em crítica-social à juventude e um pouco de sarcasmo também.”
Beatles e a participação de Yoko Ono
A parte de Yoko se resume a uma linha, mas possui valor histórico significante por ter sido a única vez em que alguém de fora do grupo desempenhou tal função. Maureen Starkey, então esposa de Ringo, também comparece, contribuindo com backing vocals.
A introdução, com um violão estilo flamenco, foi criada por Chris Thomas através de um Mellotron. A gravação aconteceu em 8 de outubro de 1968, em Abbey Road. Todos os overdubs também foram colocados na mesma sessão.
“The Continuing Story of Bungalow Bill” e Floor Jansen
Em 2019, à revista Kerrang!, Floor Jansen colocou “The Continuing Story of Bungalow Bill” entre as músicas que mudaram sua vida. Disse a vocalista do Nightwish:
“Tenho certeza de que minha mãe cantava canções de ninar para mim, e meu pai tocava violão para mim, mas a primeira música que me lembro de ouvir é esta. Tenho memórias vívidas dos meus pais a cantando juntos. Eu sempre fiquei intrigada sobre o que era, e quanto mais velha eu ficava, mais eu entendia seu verdadeiro significado. Quando criança, eu achava que era alegre e fácil de pular no ritmo.”
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.