A Globo anunciou que o “Panelaço Ao Vivo”, atração do GNT, mudará de nome para sua segunda temporada. O programa passa a se chamar “Panela Quente”. Embora a motivação não tenha sido comentada pela empresa, a causa teria sido o processo movido por João Gordo, que usa o nome em seu canal do YouTube desde 2014, além de outros projetos.
De acordo com o apurado pelo jornalista Gabriel Vaquer, da Folha (matéria em paywall), o caso ainda não foi resolvido no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi). Mesmo assim, se fez a opção por alterar a denominação visando evitar novos conflitos.
A produção do canal a cabo é apresentada por Ana Clara Lima e terá sua reestreia em 21 de outubro. A nova fase contará com 20 episódios. O formato, assim como o do vocalista do Ratos de Porão, mistura entrevistas com convidados e culinária.
Em um primeiro momento, chegou a se especular que o programa sairia do ar. Todavia, a ideia foi reconsiderada.
João Gordo, GNT e “Panelaço”
Em março, Viviane Torrico, esposa de João, falou ao site Terra Degusta sobre as ações que foram tomadas pela proteção do nome.
“A gente já entrou com dois processos, um por plágio, outro pelo nome. Vai fazer 10 anos que temos o ‘Panelaço’, foi um conceito desenvolvido depois do ‘cacerolazos’ que acontecia na Argentina, são manifestações populares, na maioria das vezes reivindicando algum direito. Pensando no que a gente queria transmitir, que era toda a filosofia vegana, a gente pensou nesse nome, até porque sou argentina e vivenciei muito essa época de ‘cacerolazos’.”
De acordo com o Observatório da TV, a Globo pagou para registrar a marca “Panelaço Ao Vivo” em agosto deste ano, enquanto o canal de João não possui registro. Ainda assim, Torrico acredita que é possível provar a originalidade da ideia.
“Estamos pleiteando isso, temos muitas provas que demonstram que a gente fazia uso anterior do nome, mas para a lei provavelmente a gente não ganhe a parte do nome. A gente não fez o registro porque na época e hoje também era R$ 10 mil o registro, é um valor que não temos disponíveis para isso.”
Segundo Vivi, ela e o marido procuraram a Globo para conversar sobre a situação. Porém, não obtiveram retorno nem mesmo através de uma notificação extrajudicial. A empresa não se manifestou em nenhum momento de forma oficial.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.