O músico Xavier Amin Dphrepaulezz, mais conhecido como Fantastic Negrito, confirmou o lançamento de um novo álbum para o próximo dia 18 de outubro. “Son of a Broken Man” conta com 14 faixas e será distribuído através do selo Storefront Records.
O trabalho é considerado o mais pessoal do artista até hoje, tendo como base a relação abusiva com o pai. Através da própria história de vida, Xavier busca estabelecer um diálogo metafísico com o genitor, contando o que fez desde o rompimento.
Ele declarou, em material promocional:
“Quando eu tinha 12 anos, meu pai parou de falar comigo e me expulsou de casa. Nunca mais o vi e ele acabou morrendo enquanto eu estava em um orfanato. Este sou eu falando com ele e contando o que fiz da minha vida.”
Duas músicas foram liberadas para audição. “California Loner” e “Runaway From You” podem ser conferidas abaixo.
Sobre o artista
Embora seja considerado um fenômeno recente da música alternativa – misturando blues com rock, R&B e pitadas de sons mais contemporâneos –, não é de agora que Fantastic Negrito está na música. Nascido em 1968, veio de uma família muito religiosa e envolveu-se com o mundo do crime na adolescência. O refúgio foi a música: ele aprendeu a tocar “invadindo” aulas da faculdade de música da Universidade da Califórnia em Berkeley, mesmo não sendo estudante.
Na década de 1990, lançou-se como artista sob o nome Xavier e, sob muita expectativa, lançou seu primeiro álbum, “The X Factor” (1996), pela gravadora Interscope. O disco não vingou e decepcionou nas vendas. Em 1999, sofreu um grave acidente de carro que o deixou em coma por três semanas e comprometeu parcialmente os movimentos de sua mão direita. Foi aí que surgiu a necessidade de repensar a vida.
Após afastar-se da música por anos e trabalhar como fazendeiro, cultivando maconha, Fantastic Negrito retornou à música e lançou outros cinco álbuns: “Fantastic Negrito” (2014), “The Last Days of Oakland” (2016), “Please Don’t Be Dead” (2018), “Have You Lost Your Mind Yet?” (2020) e “White Jesus Black Problems” (2022). O derradeiro ainda ganhou versão repaginada no ano seguinte, denominada “Grandfather Courage”.
Fantastic Negrito – “Son of a Broken Man”
- First to Betray Me (Interlude)
- Runaway From You
- Skirty
- Hope Somebody’s Loving You
- God Damn Biscuit
- Living With Strangers
- Life With Zollie (Zollie-Land) (Interlude)
- Devil in My Pocket
- Crooked Road
- Feeling Like a Loner
- My Only Friend is You
- The Children Are Waiting (Interlude)
- This Little Light of Mine
- Son of a Broken Man