Dois membros da formação original do Black Sabbath se reencontraram nesta terça-feira (24) em Birmingham, cidade inglesa onde a banda iniciou a carreira. O guitarrista Tony Iommi – único presente em todos os lineups do grupo – e o baterista Bill Ward compareceram a uma recepção cívica.
O evento foi organizado pelo Lorde Prefeito local, Conselheiro Ken Wood, marcando a inauguração do Dia Internacional de Birmingham. Aparentemente, os dois músicos não apenas não foram juntos como um não imaginava que o outro estaria presente no evento festivo.
Mais tarde, Iommi compartilhou uma foto dos dois nas redes sociais com a seguinte mensagem:
“Você nunca sabe quem vai encontrar em Birmingham! Nós dois comparecemos à recepção do Lorde Prefeito para o Dia Internacional de Birmingham.”
Festividades também aconteceram na Victoria Square, culminando com o hasteamento da bandeira dos “Estados Unidos de Birmingham”.
Black Sabbath e a esperança de mais um show
Nos últimos meses, os integrantes originais do Black Sabbath vêm alimentando a esperança de uma última apresentação conjunta. O primeiro a colocar a possibilidade na mesa foi Ozzy Osbourne. Durante episódio do “The Madhouse Chronicles”, podcast em parceria com Billy Morrison, o Madman deixou claro suas intenções.
“Se eles quisessem fazer mais um show com Bill na bateria, eu aproveitaria a chance. Você sabe o que seria legal? Se fôssemos a um clube ou algo assim sem avisar, simplesmente subíssemos no palco e fizéssemos isso. Começamos em um clube e terminaríamos assim.”
Poucos dias depois, o baixista Geezer Butler se manifestou durante entrevista ao programa de rádio Trunk Nation. Mais realista, ele disse, conforme transcrição do Blabbermouth:
“Claro que há interesse da minha parte, mas há um grande ‘porém’: teríamos que consultar Bill sobre o assunto. Todos queremos, mas não sei se ele seria capaz de se comprometer.”
Perguntado se Bill teria condições de ao menos tocar algumas músicas ao vivo ou até se envolver em um novo projeto de estúdio, Geezer não amaciou o verbo.
“Acho que não. Talvez, não sei. Quero dizer, do jeito que as coisas técnicas acontecem hoje em dia, talvez algumas músicas em estúdio, quem sabe? Não haveria nenhuma viagem envolvida e não teríamos que estar todos juntos no local ao mesmo tempo, então poderia ser feito dessa maneira – talvez.”
Tony Iommi resolveu dar seu pitaco ao mesmo programa dias depois. E também optou por manter a cautela.
“É uma coisa engraçada, realmente. Quer dizer, Deus, teremos 90 anos quando fizermos isso. [Risos] Seria uma boa ideia, mas você vai fazer todo mundo pensar: ‘Oh, eles estão fazendo isso por dinheiro. Eles estão fazendo isso por causa disso, estão fazendo isso por aquilo, estão fazendo isso…’ Bem, não seria por conta dessas coisa, apenas uma ideia legal de se colocar em prática. Agora, se realmente vai acontecer será outro assunto. Mas veremos.”
Outro fator envolveria a demanda prática para realizar um evento desse porte.
“Reativar o Sabbath original seria um processo longo por conta dos custos que isso envolveria. Mas, se acontecer por apenas uma noite, seria legal.”
Por fim, em julho, Bill Ward quebrou o silêncio. Ele disse no Facebook:
“Olá,
Bill Ward aqui para comentar todas essas atualizações sobre um possível show do Sabbath na Inglaterra.
Estou disposto a tocar algumas das velhas canções favoritas de todos. Adorei tocá-las naquela época, adoraria tocá-las uma última vez.
Não vou falar sobre minha saúde publicamente, exceto para dizer que estou muito bem para alguém com 76 anos, sou ativo musicalmente todos os dias e tenho uma vida muito ocupada e gratificante.
Amo todos vocês, o tempo todo.
Bill”
O último show do Black Sabbath até o momento ocorreu no dia 4 de fevereiro de 2017, na Genting Arena, em Birmingham, Inglaterra. À época, Tommy Clufetos, integrante da banda solo de Ozzy, substituía Bill Ward nas baquetas.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.